As unidades da Ceasa em Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e em São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do estado, receberam nesta segunda-feira (31/01) placas para coibir maus-tratos e animais e incentivar a adoção. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), responsável pelas políticas públicas de Proteção e Bem-estar Animal (RJPET).
Vale ressaltar que trata-se da terceira etapa da campanha educativa contra o abandono de animais. A primeira aconteceu na Via Lagos e a segunda na RJ-125. A ação conta com a parceria com o DER-RJ, que confecciona as placas.
”Essa é uma ação de cunho educativo para as pessoas entenderem que maus-tratos é crime. É importante levarmos essa mensagem a todos os lugares possíveis. Começamos nas estradas e agora estamos na Ceasa-RJ, onde circulam milhares de pessoas diariamente. A campanha educativa vai rodar todo nosso estado”, explicou o secretário Marcelo Queiroz.
”É uma grande honra para a Ceasa-RJ poder fazer parte dessa campanha de conscientização sobre o abandono de animais. As Centrais de Abastecimento sofrem com esse problema e somente juntos seremos capazes de impedir essa crueldade”, disse, por sua vez, a presidente da Ceasa-RJ, Bianca de Carvalho, que acompanhou toda a ação.
É importante mencionar também que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Pet Brasil, de agosto de 2021, o estado do RJ tinha aproximadamente 3,4 milhões de animais abandonados. Com a pandemia, estima-se que houve um aumento de cerca de 40% nos casos de abandono.
”É importante ressaltar que a lei de proteção animal está mais rigorosa, com pena de até cinco anos de reclusão”, acrescentou Queiroz.