A Unidos de Padre Miguel (UPM) anunciou, na madrugada desta sexta-feira (07/03), que recorrerá à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) contra o resultado do Carnaval 2025, que a rebaixou novamente para a Série Ouro. A agremiação da Zona Oeste do Rio ficou na última colocação do Grupo Especial, com uma diferença de 1,1 ponto para a Mocidade Independente, sua “vizinha” da Vila Vintém.
Em nota, a UPM afirmou que está reunindo todos os elementos necessários para formalizar o recurso, embasado em uma análise detalhada das justificativas divulgadas pela Liesa. A escola questiona, entre outros pontos, a penalização sofrida em alguns quesitos, alegando que uma falha técnica no caminhão de som, que ocorreu durante o desfile, não poderia ser atribuída à sua responsabilidade.
“Acreditamos que a perda de pontos em razão desse problema técnico é injusta, visto que a falha estava fora do nosso controle. Estamos identificando outras possíveis falhas no julgamento e trabalharemos de forma transparente para contestar a decisão”, explicou a direção da UPM.
A agremiação também ressaltou que todo o processo de revisão será conduzido com respeito e em conformidade com os princípios de justiça e igualdade, buscando garantir o reconhecimento do trabalho e empenho de todos os envolvidos na realização do desfile.
Quando o “Boi Vermelho da Vila Vintém”, apelido carinhoso da agremiação no bairro de Padre Miguel, conquistou seu retorno ao Grupo Especial no ano passado, a vitória foi celebrada com entusiasmo por toda a comunidade do samba. Após 52 anos de espera, a escola finalmente voltou ao mais alto nível do carnaval carioca, superando suas repetidas colocações de segundo e terceiro lugar nas apurações anteriores.
Perda de tempo e dinheiro. Quem vai ser rebaixada e quem vai ser promovida ao grupo especial já está definido muito antes dos desfiles. Certamente, como promovidos no ano passado, sabem q é tudo muito politico e interesses.