Unidos de Padre Miguel pode se tornar Patrimônio Imaterial do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução.

A escola de samba da Série Ouro Unidos de Padre Miguel, a UPM, pode se Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A medida foi proposta por meio um projeto de lei de autoria do deputado estadual Coronel Jairo (SDD), que protocolou o pedido na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

¨A Unidos de Padre Miguel representa a tradição do carnaval do Rio de Janeiro. Em seus mais de 60 anos de história, a escola leva cultura e muita diversão ao povo, além de oferecer trabalho e renda a todos os envolvidos na organização dos seus desfiles. Não restam dúvidas de que merece esse reconhecimento público¨, ressaltou o deputado.

A Unidos de Padre Miguel desfila nesta quinta-feira (21/04) na Marquês de Sapucaí, com o enredo ¨Iroko, É Tempo de Xirê¨, e será a quinta escola da Série Ouro a passar pela Passarela do Samba. Conhecida por seu símbolo, o boi vermelho, a escola de samba foi criada em meados de 1954 como uma das representantes da zona rural do Rio de Janeiro. Tornou-se campeã em seu primeiro desfile na Praça XI, em 1959, e adquiriu o direito de se apresentar entre as grandes escolas em 1960.

As cores da escola, vermelha e branca são uma homenagem à fábrica Bangu, do Sr. Guilherme da Silveira Filho (Silveirinha), que doava todo o tecido para o desfile da escola e também ao Bangu Futebol Clube, cujas cores são as mesmas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Unidos de Padre Miguel pode se tornar Patrimônio Imaterial do Rio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui