Foto de Brett Sayles no Pexels

A partir do dia 26/11, sexta-feira, estarão abertas as inscrições para o curso gratuito de Fibra Óptica desenvolvido pela Huawei em parceria com o Pólen – Polo de Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização da UNISUAM.

O projeto tem como objetivo capacitar pessoas entre 18 e 29 anos, moradores de Niterói, com formação escolar de nível fundamental que não trabalham e nem estudam, e que tenham interesse na área de Telecomunicações. As aulas serão realizadas na unidade do Pólen em Niterói.

As vagas são limitadas e o período de inscrições vai até o dia 07 de janeiro de 2022. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro no site. A seleção será feita de acordo com requisitos de idade e vulnerabilidade social presentes no edital. O início do curso está previsto para fevereiro e com previsão de duração até o mês de abril do próximo ano.

Segundo dados da pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”, publicada em maio deste ano pelo Atlas da Juventude, que ouviu mais de 68 mil jovens de todo o país, houve um crescimento de 6% da quantidade de jovens que não trabalham nem estudam em relação à mesma pesquisa do ano passado. Ainda de acordo com a pesquisa,13% desses jovens estão em busca de uma oportunidade no mercado.

Devido a esse cenário, o curso de Fibra Óptica da Huawei e do Pólen oferece uma oportunidade de desenvolvimento para que essa parcela da população obtenha formação técnica com uma carga horária de 20h de conteúdo teórico e prático. O cronograma também conta com desenvolvimento de competências para lidar com as próprias emoções, estudos sobre Ética e Atitude Profissional. 

Bruno Zitnick, Diretor Government & Public Affairs da Huawei, patrocinadora do laboratório, ressalta a relevância desse conhecimento técnico para o atual momento do mercado. “O objetivo deste programa, em parceria com a Pólen/UNISUAM, é acelerar a capacitação destas pessoas, para que se sintam preparadas tecnicamente à atuarem no mercado TIC. Com a expansão da fibra óptica pelo Brasil e a demanda latente por estes profissionais, se faz necessário este tipo de qualificação. Somente assim, conseguiremos acelerar a digitalização no país, levando a conectividade para todas as pessoas”.

Os selecionados também contarão com o apoio do Pólen no acompanhamento com empresas, para tentar ajudar a inseri-los no mercado de trabalho. “Programas como esses são necessários para além de capacitar os jovens, mostrá-los que é possível ir além e realizar seus sonhos.”, afirma Diego Braga, Gerente de Inovação e Internacionalização do Pólen.   

Serviço – Curso de Fibra Óptica
Inscrições: de 26 de novembro 2021 a 07 de janeiro de 2022
Quem: Moradores de Niterói de 18 a 29 anos que não trabalham e nem estudam, e que vivem em situação de vulnerabilidade.
Onde: Unidade do Pólen em Niterói Av. Ernani do Amaral Peixoto, 286, 2° andar, Edifício Palácio do Comércio, Centro – Niterói – RJ – CEP: 24020-076
Ficha de Inscrição: Através do Formulário no link: https://forms.gle/xdMx4DJbD2uXF4k67
Quanto: Gratuito

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui