Universidade Candido Mendes completa 120 anos e celebra primeira mulher a assumir reitoria

Andreya Mendes de Almeida Navarro começou sua carreira como estagiária na instituição e, antes de assumir a reitoria, foi diretora em Ipanema por 11 anos; posse será nesta sexta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Domingos Peixoto (Agência O Globo)

Pela primeira vez em seus 120 anos, a Universidade Candido Mendes (UCAM) terá uma mulher como reitora. A Profa. Dra. Andreya Mendes de Almeida Scherer Navarro assume o cargo nesta sexta-feira (24), às 11h, e recebe o capelo de Reitora das mãos do presidente do STF, o ministro Luiz Fux, que também proferirá a aula magna. A cerimônia, para toda a comunidade acadêmica e convidados, será realizada no Teatro João Theotonio, no prédio da instituição, no Centro do Rio. Professora, pesquisadora e advogada formada pela casa, ela reforça o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a inovação. O evento, que também será transmitido ao vivo no canal da universidade no YouTube, ocorre no mês de aniversário da UCAM, fundada em 02 de junho de 1902.

“Ao longo de toda minha carreira, me preparei para esta posição. Sou ex-aluna e professora da UCAM, pertenço à instituição. Assumo este cargo com um grande compromisso: vamos ocupar o lugar de ponta de lança da inovação não só em Ciências Sociais e Políticas, já tradicionais aqui, mas também nas Ciências da Saúde e no EAD”, afirma a reitora.

Sem titulo 11 Universidade Candido Mendes completa 120 anos e celebra primeira mulher a assumir reitoria

Andreya Navarro tem uma sólida carreira dentro e fora da universidade. Há 30 anos, começou como estagiária no setor jurídico do DRH. Na ocasião, seu pai, o vice-reitor e professor Antonio Luiz Mendes de Almeida, disse que se ela quisesse assumir um cargo de liderança, deveria entender toda a estrutura da instituição. Normalista, formou-se em Direito pela própria UCAM, especializou-se em Direito da Tecnologia, tem mestrado em Direito com foco em Bioética e Biotecnologia e em Direito Empresarial, e fez doutorado em Psicologia Social e pós-doutorado em Direitos Humanos. Foi professora não só na UCAM como em outras instituições no país, como a UERJ e a FGV, e no exterior, como a Universidade Autônoma de Lisboa e a Universidade de Salamanca. Em 2011, assumiu o cargo de diretora da unidade de Ipanema e, em 2013, o de pró-reitora de convênios internacionais de cooperação acadêmica, criando os programas de mestrado internacionais da instituição.

A reitora destaca o papel das mulheres na Educação, desde o ensino básico ao superior. Para ela, ser empossada representa um passo importante para a redução da desigualdade de gênero dentro das corporações, principalmente nos cargos de liderança. Ela ressalta, ainda, o desafio de transformar a realidade do país, no qual apenas 21% dos adultos com até 34 anos concluíram o ensino superior.

Advertisement

“Educar é construir o alicerce para o crescimento do país. É a única porta para mudar o futuro das pessoas. Estamos comprometidos com essa transformação. Nesses 120 anos, passamos por guerras, ditadura, inflação, pandemia. E resistimos. Sempre lutamos pela liberdade e pela educação”, afirma.

Inaugurada em 1902, a UCAM foi a primeira faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Brasil e a primeira universidade privada do país. Em seus 120 anos de história, mais de 500 mil alunos, que hoje ocupam cargos de destaque no mercado se formaram pela instituição. Desde que entrou em recuperação judicial, em 2020, a Candido Mendes implementou um rigoroso plano de reestruturação com foco na expansão da oferta de cursos EAD e no crescimento do número de alunos, recebendo forte apoio da comunidade acadêmica. Em pouco mais de um ano, a universidade conseguiu zerar suas dívidas vencidas e atrasadas. “Somos vocacionados para a esperança”, conclui a reitora.

Sobre a UCAM
A Universidade Candido Mendes é umas das mais tradicionais escolas de ensino superior do País. Fundada em 1902, foi pioneira na América Latina ao lançar o primeiro curso de Economia do Brasil e é referência no ensino jurídico. Administrada pela mantenedora Sociedade Brasileira de Instrução – a mais antiga instituição de ensino privado do país – a UCAM tem como missão oferecer excelência acadêmica, que vem sendo comprovada através dos anos. Na última avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a UCAM recebeu nota 4 (em uma escala de 1 a 5). A universidade conta com 51 campi e polos e oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado presenciais e à distância a mais de 14 mil alunos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Universidade Candido Mendes completa 120 anos e celebra primeira mulher a assumir reitoria
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui