Universidades dos EUA e Canadá desembarcam no Rio em busca de alunos cariocas

Com entrada franca, evento acadêmico vai ocorrer no próximo dia 10 de maio, no Recreio, com o objetivo de dar dicas para os alunos que almejam estudar nos Estados Unidos, e até mesmo, disputar uma bolsa de estudo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Portal Estágio Online

Durante a pandemia da Covid-19, com o isolamento, muitos jovens enxergaram oportunidades para estudar fora do país e realizaram os desejos com cursos on-line em instituições estrangeiras. Assim, puderam vivenciar a experiência como se estivessem em uma turma no exterior, o que fez com que as próprias universidades incentivassem a matrícula de estrangeiros quando as aulas voltaram a ser presenciais.

Para atender essa demanda, na edição deste ano da University Fair, 16 universidades americanas e canadenses desembarcarão no Rio de Janeiro para oferecer gratuitamente dicas para quem tem a intenção de fazer graduação e pós-graduação no exterior, um perfil que cresceu muito entre os visitantes nos últimos anos.

Mas o evento, que acontece no próximo dia 10 de maio, no Recreio, na Zona Oeste, não é destinado apenas a quem vai fazer ensino superior fora do Brasil. A turma que pretende fazer outras opções de intercâmbio, como high school, curso de verão ou se matricular em escolas de cinema, teatro e musical, também vai encontrar todas as informações necessárias feira.

Também estarão disponíveis diversos cursos de idiomas, um dos mais procurados em termos de ensino no exterior.

Advertisement

Diante das condições financeiras desfavoráveis para estudar fora, o evento também terá facilidades no pagamento, como parcelamento.

A primeira cidade brasileira que receberá o evento será o Rio de Janeiro. Para o  CEO da Recreio Christian School, local que recebe a University Fair, Gabriel Frizi, o evento vai conectar estudantes que visam um diploma internacional a instituições americanas e canadenses.

Feirão como este, ajuda os estudantes a entender melhor o processo de candidatura para universidades de outros países, conhecer as possibilidades de bolsas de estudo e investigar as diferentes áreas de ensino oferecidas pelas instituições”, comenta o educador ao informar que as instituições internacionais  tem o próprio processo seletivo e, em geral, as candidaturas podem ser complicadas.

Por isso, é importante começar a pesquisar, a reunir documentos e sobre a possibilidade de bolsas de estudos nas universidades americanas. Enfim, eles precisam estar cientes de todas as suas oportunidades e buscar o meio mais viável para realizá-las”, finaliza Frozzi.

Pesquisa mostra aumento na procura de cursos no exterior por brasileiros

Como resultado, as inscrições de brasileiros na Common Application, que é um sistema de admissão utilizado por 900 instituições americanas, aumentaram 41% nesse período.  De acordo com o relatório “Open Doors 2021”, considerado o censo oficial da educação internacional nos Estados Unidos, existem atualmente, cerca de 14 mil brasileiros estudando em universidades dos EUA e Canadá, número que coloca o país no 8º lugar no ranking Global. 

A pesquisa revelou também que os estudantes do Brasil estão cada vez mais em busca de uma melhor qualificação e dispostos a  investir em cursos fora do Brasil. O tempo de permanência deles no exterior também aumentou: Até 2018 a maioria optou por cursos com duração de 3 a 6 meses. Nos últimos meses, após a estabilização da pandemia, o período ficou mais extenso: de 12 a 18 meses.

Apesar do crescimento, ainda é possível encontrar um bom mercado a ser explorado por essas instituições. A pesquisa ainda destacou que seis em cada dez brasileiros desejam estudar fora do país.

Serviço:
University Fair
Local: Recreio Christian School
Endereço:  Genaro de Carvalho 1418, Bairro: Recreio
Data: 10/05
Entrada Franca
Site da escola: https://recreiochristianschool.com/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Universidades dos EUA e Canadá desembarcam no Rio em busca de alunos cariocas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui