Foto: Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (16/09), foi sancionada pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial, a lei 9.006/20, de autoria do deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), que determina ao Poder Executivo Fluminense a criação de Unidades de Pronta Resposta de Urgência em Fisioterapia (Upruf) dentro das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A nova lei estadual obriga a presença de um fisioterapeuta 24 horas por dia nas unidades. O atendimento será destinado aos pacientes com quadro agudo de dor ou afecções cardiorrespiratórias solucionáveis por meio de fisioterapia manual e métodos e técnicas com uso de instrumental fisioterapêutico – como alergias, bronquites, crises asmáticas e quaisquer outras condições que necessitem do uso de respiradores.

”A ideia do projeto é disponibilizar esse atendimento na mesma estrutura das UPAs, sem precisar de uma estrutura física própria. Essa medida poderá trazer uma eventual redução de casos graves, de internações hospitalares e até mesmo dos custos de atendimento”, justificou André Ceciliano.



Siga nossas redes e assine nossa newsletter, de graça

Jornalismo sério, voltado ao Rio de Janeiro. Com sua redação e colunistas, o DIÁRIO DO RIO trabalha para sempre levar o melhor conteúdo para os leitores do site, espectadores dos nossos programas audiovisuais e ouvintes dos nossos podcasts. O jornal 100% carioca faz a diferença.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui