Uptown Barra adota sistema de energia solar com geração local

Empreendimento passa a ser autossustentável, gerando menos sobrecarga de energia. Economia será de R$ 28 milhões nos próximos 25 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista área Boulevard principal (Foto: Divulgação)

O Uptown, empreendimento com 8.463 metros quadrados de área a céu aberto na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, acaba de implantar o seu sistema de geração de energia solar, através de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados dos blocos que compõem o espaço. Como diferencial, a energia limpa é gerada no próprio local de consumo, e 100% da demanda será atendida. A parceria é com a empresa Kompass Energia, responsável pelo investimento. A economia de energia será de R$28 milhões, nos próximos 25 anos.

Entre os maiores do Rio

O Uptown tem espaço para gerar energia localmente. O que é uma grande vantagem. O novo sistema é autossustentável, o que significa que 100% da demanda de energia será atendida, gerando menos sobrecarga de energia. É um projeto que está entre os 20 maiores do Rio. A energia é gerada no próprio local onde é consumida, o que deixa o projeto ainda mais limpo em termos de impacto ambiental”, atesta Caio Monteiro, diretor da Kompass Energia, responsável por outros grandes projetos de geração de energia renovável.

A primeira fase de implantação do sistema fotovoltaico de geração de energia solar no Uptown entrou em operação no último dia 8. A previsão junto à Concessionária de energia (Light) é de que a usina solar esteja em plena carga (100% de sua capacidade) em dezembro/21, fornecendo energia para a alimentação das áreas comuns dos 12 blocos que compõem o empreendimento”, explica Alex Conceição, gerente de Operações do Uptown, que recebe, em média, 400 mil pessoas por mês.

Na primeira fase, a energia gerada vai alimentar as áreas comuns dos blocos 1 a 4. Até dezembro/21, os demais blocos – 5 ao 12 -, também serão alimentados pela energia solar. A próxima fase, ainda com data a ser definida, vai atender também as 250 lojas do local, gerando economia para os lojistas.

Advertisement

O nosso condomínio já é 80% menor do que a média praticada pelo mercado. Com a energia solar, vai ficar ainda mais barato abrir uma operação aqui”, atesta Alex.  

Uma parte da economia que o Uptown terá com o novo sistema será usada para pagar o investimento feito pela Kompass Energia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uptown Barra adota sistema de energia solar com geração local
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui