Urukum sai de cena para a volta do Empório Rio

Com Alinne Gal integrando o time de gestão, Empório Rio volta com novidades. Reestreia será dia 8 de outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Alojado na Marina da Glória, o restaurante Urukum agora está de nome e de cara nova. A casa dona de uma das mais belas vistas mais do Rio de Janeiro, reabre suas portas e volta a se chamar Empório Rio, oferecendo qualidade gastronômica. Além disso, oferece um ambiente moderno e acessível, com hospitalidade e uma visão privilegiada da Baía de Guanabara. 

Apesar do retorno do nome, os empresários Gerson e Lilian Lerner, fizeram questão de trazer novos ares ao empreendimento e, para isso, reforçaram o time de gestão convidando a talentosa Alinne Gall, responsável por repensar todo o marketing da marca.   

Estamos no Rio de Janeiro e, nesse mundo, existe apenas um Rio de Janeiro. Ainda estamos na Marina da Glória, um local com uma vista de tirar o fôlego. É como estar de frente para uma obra de arte viva. Eu, como carioca, amo. É como estar de frente para uma obra de arte viva. E com certeza, o nosso público vai amar também. Por isso resolvemos retomar o nome, que naturalmente traz a magia da nossa cidade”, explica Alinne. 

E no próximo dia 08 de outubro, para a reestreia, o Jantar dos Sentidos estará de volta à capital carioca através de uma parceria com a La Piadina di Silvia.  

Advertisement

Participei de um jantar às cegas em São Paulo e fiquei louca para realizar no Rio de Janeiro, e conseguir trazer para o Empório Rio está sendo ainda melhor”, comemora Gall. 

O evento propõe uma experiência sensorial única de sabores e com um cardápio surpresa desenvolvido especialmente pela chef italiana Silvia Capucci, com combinações surpreendentes e instigantes, aliando o bom gosto gastronômico a músicas apresentadas ao vivo. 

Sou uma italiana da gema apaixonada pelo Brasil há 15 anos e foi amor à primeira vista. O Cristo estava de braços abertos para me sentir em casa, com muito amor. Durante uma aventura na formação de pedagogia, me aprofundei no teatro sensorial, onde percebi que os nossos sentidos podem ser despertados, vividos e aprofundados. O Jantar dos Sentidos iniciou por esse instinto”, conta a chef e idealizadora do evento. 

Potencializar os quatro sentidos é o grande desafio da proposta. Com o objetivo de aguçar a percepção e despertar a importância dos alimentos, os participantes têm os olhos vendados e são conduzidos ao novo.  

Parte da experiência já começa na varanda onde vendados, os comensais perdem o contato uns com os outros. É que não é recomendado conversar. A experiência deve ser particular. As impressões devem ser trocadas ao final”, explica Silvia.  

Durante o jantar, os participantes são convidados a explorar os demais sentidos – paladar, tato, olfato e audição, além da intuição, enquanto saboreiam um menu completo servido em três tempos: entrada, prato principal e sobremesa. O menu pode ser harmonizado com uma seleção de drinques preparados pelo mixologista da casa Stephano Giglio.  

“Ao sentar-se, convidamos o participante a tatear elementos como a cadeira, a toalha de mesa e demais itens espalhados cuidadosamente em frente. Já o menu é pensando de forma que todas as texturas e contrastes de sabores sejam sentidos. Sempre tento de desconstruir um prato pra não ficar óbvio e fácil de ser reconhecido”, explica a chef, que cita o comer com as mãos para sentir o alimento e lambuzar-se sem preconceitos consigo mesmo, outros pontos altos da experiência.  

Com sala privativa, uma varanda fantástica e um visual surpreendente, Alinne ressalta também que o Empório Rio também está preparado para receber eventos corporativos e sociais, atendendo completamente ao protocolo de segurança durante o período de pandemia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Urukum sai de cena para a volta do Empório Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui