Utilizando cães, Guarda Municipal do Rio reforça patrulhamento na região da Leopoldina

Intuito é promover o ordenamento urbano e também proporcionar maior sensação de segurança a motoristas, passageiros de transportes públicos e pedestres que circulam diariamente por ali

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Guardas municipais utilizando cães no patrulhamento na Leopoldina - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Desde o último mês de maio, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) tem reforçado, com a utilização de cães, o patrulhamento preventivo na região da Leopoldina, entre os bairros de São Cristóvão e Santo Cristo, na divisa da Zona Norte com o Centro da capital fluminense.

O intuito da corporação é promover o ordenamento urbano e também proporcionar maior sensação de segurança a motoristas, passageiros de transportes públicos e pedestres que circulam diariamente por aquela área, considerada insegura por grande parte da população.

O trabalho é realizado por guardas do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) e acontece todos os dias, contando com 3 agentes e 2 cães. Em aproximadamente 2 meses de atuação, foram aplicadas 91 multas de trânsito e registradas 27 ocorrências, sendo a maioria de auxílio ao público, principalmente em casos de acidentes de trânsito, panes mecânicas e socorros diversos.

Entre as ocorrências, houve, por exemplo, na última quinta-feira (05/08), uma apreensão de réplica de arma de fogo e 5 telefones celulares embaixo do viaduto da linha do trem que corta a Avenida Francisco Bicalho. O material foi apreendido e conduzido para a 18ª DP (Praça da Bandeira).

Advertisement

Já no dia 07/07, os guardas ajudaram um menino de 3 anos de idade que estava perdido a reencontrar o pai. A equipe foi acionada por um homem em situação de rua de 45 anos, que avistou a criança na Rua Francisca Eugênia, esquina com a Francisco Bicalho. Os guardas levaram a criança para a 17ª DP (São Cristóvão), onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial. Posteriormente, o pai da criança apresentou-se na delegacia e resgatou o filho.

Paco do Ouvidor Utilizando cães, Guarda Municipal do Rio reforça patrulhamento na região da Leopoldina
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

”Nosso principal foco para reforçar o patrulhamento preventivo na Leopoldina foi o combate à desordem. Recebemos várias reclamações, principalmente em relação a vendedores ambulantes que assediavam motoristas que paravam no sinal. Além de coibir essa e outras desordens, nosso efetivo também tem atuando em muitas ocorrências de socorro e apoio aos cidadãos”, ressalta o comandante da GM-Rio, inspetor-geral José Ricardo Soares.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Utilizando cães, Guarda Municipal do Rio reforça patrulhamento na região da Leopoldina
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui