Vacina de Oxford contra Covid-19 só chegará em marco, diz Fiocruz

Órgão espera a chegada de um insumo que vem da China para iniciar a produção da vacina no Brasil; previsão era de que o insumo chegasse em janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crédito: FilippoBacci/istock

Em ofício enviado ao Ministério Público Federal (MPF) na noite desta terça-feira (19/01), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que a entrega da vacina de Oxford contra a Covid-19, prevista para chegar ao Brasil em fevereiro, vai atrasar para março.

A razão para o atraso na produção do imunizante no país, segundo informou a Fiocruz, se deve pelo fato do órgão não ter recebido o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), de responsabilidade da AstraZeneca.

O composto vem da China e ainda não tem data para chegar, segundo comunicado da Fiocruz. Ainda segunda a Fundação, o recebimento do insumo estava previsto para janeiro. O detalhamento da produção será informado quando a data da chegada do produto for confirmada.

A expectativa é entregar 100 milhões de doses até julho e mais 110 milhões até o fim do ano. Por enquanto, o Brasil utiliza apenas a Coronavac para imunizar a população. a vacinação começou nesta semana em todos os estados.

Advertisement

Veja abaixo a íntegra da nota sobre o atraso.

“Embora ainda dentro do prazo contratual em janeiro, a não confirmação até a presente data de envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) poderá ter impacto sobre o cronograma de produção inicialmente previsto de liberação dos primeiros lotes entre 8 e 12 de fevereiro. O cronograma de produção será detalhado assim que a data de chegada do insumo estiver confirmada. Ainda que sejam necessários ajustes no início do cronograma de produção inicialmente pactuado, a Fiocruz segue com o compromisso de entregar 50 milhões de doses até abril deste ano, 100,4 milhões até julho e mais 110 milhões ao longo do segundo semestre, totalizando 210,4 milhões de vacinas em 2021”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vacina de Oxford contra Covid-19 só chegará em marco, diz Fiocruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui