Imagem meramente ilustrativa - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro adiou para o dia 25/09 o início da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos na capital fluminense. A imunização estava prevista para começar neste sábado (11/09), mas foi postergada devido a casos de mortes e efeitos colaterais em alguns animais na cidade de Magé, na Baixada Fluminense.

Preocupada com a situação, a Câmara Municipal do Rio, por meio da Comissão dos Direitos dos Animais, presidida pelo vereador Luiz Ramos Filho (PMN), se reuniu com o secretário de Saúde da capital, Daniel Soranz, para debater o assunto e solicitar o adiamento, que foi atendido pelo Poder Executivo carioca.

Vale ressaltar que, de acordo com uma sindicância da Prefeitura da referida cidade, 11 cães que morreram receberam insulina e não a vacina contra a raiva. No entanto, o Governo do Estado ainda não havia emitido comunicado oficial sobre isso.

”É a decisão correta adiar, porque precisamos entender o que aconteceu em Magé. A previsão é de que a capital vacine mais de 500 mil animais. Então, se o lote estivesse contaminado, poderia gerar uma catástrofe aqui no município”, alertou Luiz Ramos Filho.

Soranz, por sua vez, ressaltou que não é preciso temer a vacinação dos animais de estimação porque ela será feita em total segurança no Rio. ”É muito importante trazer o animal para vacinar contra a raiva porque essa é uma doença transmitida para humanos e animais que não tem cura. A cidade não tem casos de raiva há mais de 20 anos e esperamos continuar assim. Só a cobertura vacinal protege”, disse.

Além da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara do Rio, tutores também pediram ao Poder Executivo o adiamento da campanha. ”Vários tutores nos procuraram, muito preocupados. Temos que ter a certeza de que não vamos contaminar nem pôr em risco a vida dos animais”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente do Rio, Eduardo Cavalieri.

Calendário

Caso não haja um novo adiamento, a campanha terá início em 25/09 e será dividida em 5 blocos de bairros e regiões. No primeiro dia, serão 128 postos de vacinação funcionando das 09h às 17h em 33 locais, incluindo Centro, Zona Sul, Ilha do Governador, São Cristóvão e Tijuca.

Poderão ser imunizados através da campanha cães e gatos a partir dos 3 meses de idade e adultos saudáveis, além aqueles que expiraram o ciclo de 12 meses da última vacinação.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui