Vacinação em Duque de Caxias não tem calendário definido e confunde moradores

Falta de um calendário oficial e anúncios feitos em cima da hora têm deixado os moradores confusos quanto às etapas de imunização

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Reprodução: Internet

Após muita espera a vacina finalmente chegou ao Rio de Janeiro. Entretanto, para os moradores de alguns municípios, o processo de imunização não está sendo simples… muito pelo contrário, está confuso e desorganizado. E este é o caso de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

No dia 19 de janeiro, a imunização dos profissionais de saúde teve início. Até aí, o município seguia o mesmo fluxo de vacinação do Plano Nacional. Entretanto, nas últimas semanas, muitos moradores ficaram perdidos com a falta de um calendário.

Nesta terça-feira (02/02), a Prefeitura divulgou uma nota informando que iniciaria a vacinação em profissionais maiores de 60 anos de idade da rede municipal e nos idosos acamados, com idade acima de 80 anos, que seriam imunizados em casa.

Porém, já nesta quinta-feira (04/02), a Prefeitura também anunciou a vacinação dos idosos acima de 80 anos em sistema Drive Thru, espalhado por diversos pontos do município.

A grande questão é que, sem um calendário oficial, muitas informações que são publicadas “soltas” podem passar despercebidas pelas pessoas e a quantidade de anúncios, um próximo ao outro, sem maiores explicações tem causado confusão. Além disso, as etapas não são anunciadas com antecedência. Por exemplo, a vacinação em Drive Thru que aconteceu na manhã desta sexta-feira (05/02), só foi anunciada no fim da tarde de quinta-feira.

Moradores relatam que têm dúvidas sobre quando levar seus pais ou avós para se vacinar e, frequentemente, comentam nas publicações da Prefeitura cobrando um calendário. O DIÁRIO DO RIO também entrou em contato com a equipe da Prefeitura de Caxias, mas até o momento desta publicação, não obteve retorno.

Além disso, nesta quarta-feira (03/02), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I e da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Duque de Caxias, expediram recomendação ao Município de Duque de Caxias, para que seja observado o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, que estabelece como grupos prioritários idosos residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), portadores de deficiência institucionalizados e trabalhadores da Saúde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vacinação em Duque de Caxias não tem calendário definido e confunde moradores
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Não está havendo informações prévias quanto ao atendimento nos postos para a vacinação contra a covid (calendario). Tenho uma mãe com 91 anos e ainda não consegui vacina-la.

  2. Quero saber sobre os postos que esya8 vacinando contra covid 19, aqui em Duque de Caxias
    Minha mãe tem 84 anos, e não foi vacinada. Está muito confuso e não sei onde levá-la. Ninguém atende o tel nos postos, e nem SECRETARIA DE SAÚDE, nao atende também, e a gente tem tem informações

    Quero saber a onde será o próximo lugar que terá vacinação para idosos
    Tem muito que não receberam a 1• doce

  3. Cheguei com o meu sogro de 85 anos às 9:30 na fila da vacinação dia 5/2 em Duque de Caxias e quando eu procurei informações não tinha mais vacina.Mtttt desordem

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui