Vale do Café recebe o primeiro Festival de Cinema de Vassouras

Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, o Festival tem um perfil competitivo, participativo e informativo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A belíssima Vassouras será palco do 1° Festival de Cinema do município / Foto: Humberto Morais

O 1 ° Festival de Cinema de Vassouras, iniciativa apoiada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio será realizado entre os dias 22 e 29 de maio, no Centro de Convenções General Sombra, no Centro do Vassouras, no Vale do Café. Foram feitas mais de 400 inscrições em diversas categorias de filmes.

Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Light, o Festival de cinema tem um perfil competitivo, participativo e informativo, cujas produções vão refletir a essência da região.

O Estado do Rio de Janeiro será representado, durante o evento, pela a Setur-RJ e a TurisRio em um estande, viabilizado em parceria com a Fecomércio, onde os visitantes poderão assistir a um vídeo VR 360 graus com as belezas do Rio de Janeiro. No dia 23 de maio, acontecerá o painel “Turismo Cinematográfico”, a partir das 15h, no Centro Cultural Cazuza. O evento contará com a participação da TurisRio.

O 1 ° Festival de Cinema de Vassouras também contará com o Programa do Artesanato Fluminense, onde artesãos cadastrados poderão apresentar e vender os seus trabalhos. Paralelamente, a loja itinerante do artesanato (van do Artesanato) vai expor o trabalho dos profissionais. Sete artesãos participarão do evento a cada dia, revezando suas produções nos dias 21, 22, 27, 28 e 29/05.

Advertisement

O subsecretário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), Marcelo Monfort, destacou que a realização do festival é importante para Vassouras e para os demais municípios da região, uma vez que eles movimentam a economia local e deixam legados que se tornam atrações turísticas.

“Este 1º Festival de Cinema de Vassouras será uma grande oportunidade de promovermos os atrativos turísticos de todo o estado para o público amante da sétima arte em nosso estande e, além disso, comemorarmos o fato de que Vassouras vai receber a Calçada do Cinema, na rua Broadway, no Centro; e a Sala de Cinema Humberto Martins, no Hotel Santa Amália, como legados permanentes que vão atrair mais turistas e desenvolvimento para a cidade e região”, afirmou Marcelo Monfort.

De acordo com a prefeitura de Vassouras, o município é o quarto melhor lugar no país para respirar.  O local é declarado Estância Turística pela lei 818. O 1º Festival de Cinema de Vassouras vai potencializar essa vocação.

“Por suas belezas, Vassouras e Vale do Café têm a tradição de servirem de locações para grandes produções audiovisuais, portanto é muito pertinente a região sediar um festival desse porte, que valoriza e incentiva o cinema nacional. A valorização da cultura contribui com a sociedade e com o setor turístico”, enalteceu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.

O festival apresenta diversos painéis com assuntos de grande relevância para o mercado, com convidados das mais diversas áreas. Entre os temas, estão: “Mulheres no audiovisual”, “Empreendedorismo”, “Cultura Audiovisual”, “Turismo Cinematográfico”, “Direção no Audiovisual”, “Negro no audiovisual”, além de oficinas oferecidas pelo Sebrae.

No final do festival, os filmes vencedores serão exibidos no Sesc-RJ. Em outubro, nas demais unidades da rede, também serão exibidos os filmes da mostra infanto-juvenis.

O público que for prestigiar o festival e demais atrações poderá ainda experimentar as deliciosas comidas oferecidas nos restaurantes do Vale do Café.

Para a abrir 1º Festival de Cinema de Vassouras será realizado, na Broadway, às 9h,  o 2º Encontro de Carros Antigos do Vale do Café, uma parceria entre a prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Relíquia Veículos Antigos. Na última edição, foram reunidos mais de 200 carros de diversas épocas.  O Clube Relíquias visa divulgar o Festival, além de trazer membros de outros clubes de automóveis e suas famílias para Vassouras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vale do Café recebe o primeiro Festival de Cinema de Vassouras
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Ultimamente tenho visto algumas boas iniciativas das autoridades públicas da área de turismo, como está apresentada nesta matéria. Parabéns á Setur-RJ e TurisRio pelo patrocínio do evento, mas fica o alerta: isto deve ser algo permanente, não pode fazer o festival somente este ano. Tem que fazer todos os anos, pois assim cria-se a marca como é o Festival de Cinema de Gramado, por exemplo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui