Variante Delta representa 45% dos casos de Covid no Rio, diz Prefeitura; Estado contesta

''Do ponto de vista estatístico, a amostra estudada não é representativa para afirmarmos isto'', explica o secretário estadual de Saúde do RJ, Alexandre Chieppe

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pessoas circulando pela Praça XV, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

De acordo com um estudo divulgado na última terça-feira (03/08) pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), a variante Delta já representa 45% dos casos de Covid-19 na capital fluminense.

”Do total de amostras genotipadas que a gente consegue identificar qual é a variante, 45% deste total foi de variante Delta. Então, estimamos que 45% dos casos de Covid na cidade já sejam desta variante”, diz o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, por sua vez, não crava a afirmação de Soranz. ”Do ponto de vista estatístico, a amostra não é representativa para afirmarmos isto”, explica.

No entanto, Chieppe disse que a Delta está em circulação em todo o estado tendendo a aumentar e pode vir a se tornar a mais frequente no lugar da Gama, que é de origem brasileira.

Advertisement

A SES-RJ diz também que, de todas as amostras coletadas no estado, não apenas na capital, a Delta foi encontrada em 26%. Cerca de 15 dias atrás, esse percentual estava em 16,6%.

A quantidade de casos confirmados com a Delta na cidade do Rio ainda é considerada pequena, pois poucos foram sequenciados. Até a última terça, eram 62 pessoas mapeadas com ela. Vale lembrar que, no dia 22/07, o Governo Estadual confirmou 4 mortes causadas pela referida cepa na Baixada Fluminense.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Variante Delta representa 45% dos casos de Covid no Rio, diz Prefeitura; Estado contesta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui