Variante do Coronavírus do Rio de Janeiro é descoberta na Argentina

Variante do vírus que circula em terras cariocas foi identificado por cientistas argentinos nesta quarta-feira (06/01)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Obelisco em Buenos Aires (Foto: Reprodução Internet)

Um presente de grego enviado dos cariocas para os argentinos. Nesta quarta-feira (06/01), um grupo de pesquisadores do nosso vizinho sul-americano informou ter identificado uma nova variante do Coronavírus Sars-CoV-2 no país proveniente do Rio de Janeiro, estado brasileiro.

De acordo com os cientistas argentinos, esta nova mutação do vírus causador da Covid-19 foi encontrada em uma amostra da Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde (ANLIS-Malbrán), que realizam vigilância ativa dos genomas das cepas que circulam na Argentina. Reino Unido, África do Sul e Brasil já haviam descoberto mutações.

Seguindo o sequenciamento dos últimos genomas em novembro e dezembro encontramos um em que pudemos identificar as seis mutações correspondentes à variante carioca“, explicou Josefina Campos, pesquisadora do Instituto Anlis-Malbrán.

A variante do Rio de Janeiro, derivada do gênero B.1.1.28, está localizada no território brasileiro desde outubro passado.

Advertisement

Entre as seis mutações que ele contempla, há uma que é a proteína spike que reduz os efeitos neutralizantes dos anticorpos monoclonais e do plasma de pacientes convalescentes“, acrescentou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Variante do Coronavírus do Rio de Janeiro é descoberta na Argentina
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente é verdade….meus parentes que moram na Argentina confirmaram.
    Só que cómo chegou o virus é um mistério já que ninguém viaja para lá nem vem para Brasil.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui