Veiga tem fonoaudiologia para transgêneros adequarem voz à aparência

A iniciativa conta com uma equipe de professores e alunos do curso de Fonoaudiologia e já atendeu 90 pessoas desde 2017

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Sharon McCutcheon no Pexels

Com o objetivo de ajudar a população transgênero – indivíduos que não se identificam com o seu sexo biológico – a adequar a voz à aparência e conectar em definitivo a imagem do gênero com que se reconhece, há cinco anos foi criado o Ambulatório de Fonoaudiologia para adequação vocal do Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA). O projeto, que já atendeu 90 pessoas desde 2017 e esteve paralisado em 2020 devido a pandemia da Covid-19, retoma as atividades neste mês de junho em que é comemorado mundialmente o orgulho LGBTQI+.

A iniciativa conta com uma equipe de professores e alunos do curso de Fonoaudiologia. O trabalho engloba exercícios para melhorar a força muscular da laringe; a variação tonal, que pode ser do grave para agudo; os sons hiperagudos, no caso das mulheres trans e o abaixamento de laringe para os homens trans. Além disso, por meio do uso da poesia é exercitada toda a prosódia usada na fala masculina e feminina para trabalhar o tempo maior e o encurtamento das vogais.

Segundo o professor João Lopes, idealizador e coordenador do projeto da Universidade Veiga de Almeida (UVA), a não correspondência da voz com a identidade de gênero compromete tanto a empregabilidade como reduz as oportunidades de crescimento no mercado de trabalho. “Durante esses cinco anos de atividade, ouvimos recorrentes queixas de pessoas que são confundidas o tempo todo com o gênero com o qual não se identificam e não conseguem promoção na empresa, por exemplo. O processo de confirmação vocal é uma etapa importante para elas vencerem o estranhamento do interlocutor e, efetivamente, ganharem voz no local de trabalho“, destaca.

O serviço é totalmente gratuito e para se inscrever o interessado precisa se autodeclarar homem ou mulher trans e entrar em contato, somente pelo Whatsapp do CSVA: (21) 99583-5274. Há fila de espera, mas assim que as vagas são liberadas, a pessoa é chamada para iniciar as sessões.

Advertisement

SERVIÇO
Ambulatório de Fonoaudiologia do Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA)
Endereço: Praça da Bandeira, 149
Inscrições: (21) 99583-5274

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Veiga tem fonoaudiologia para transgêneros adequarem voz à aparência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui