Velha guarda da Portela recebe título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial no Rio

Decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes destaca a importância de ‘preservar a memória e história do samba e do carnaval carioca’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou no Diário Oficial do município nesta terça-feira, (21/03), um decreto oficializando a velha guarda da Portela como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. No texto, Paes destaca “a importância social, cultural e econômica” da escola para a “preservação da memória e da história do samba e do carnaval carioca”.

O prefeito ainda destacou que existe uma necessidade de “reconhecer e contribuir com a preservação e perpetuação desses que são um dos principais atores responsáveis pelo tradicional carnaval carioca, pelo samba e pela cultura da Cidade do Rio de Janeiro”.

2021

Esse já é o segundo título da Portela que é entregue pelos gestores do Rio. Em dezembro de 2021, a Portela recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento veio com a Lei n° 9.505, de autoria do deputado estadual Dionísio Lins, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro.

A escola segue como a maior campeã do carnaval carioca, com 22 títulos.

Advertisement

Embora tenha tido uma colocação ruim no Carnaval 2023, em decimo lugar, chegou a ganhar dois Estandarte de Ouro. Inovação, com os drones, e personalidade, com a ex-porta-bandeira Irene Silva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Velha guarda da Portela recebe título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui