Venda de imóveis residenciais no Rio cresce 49% no acumulado do ano

Copacabana é de longe o bairro com mais transações realizadas no período pesquisado; houve queda nas transações realizadas na Barra, e o mercado da Zona Sul, bombando, bateu o recorde de 2013

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

De janeiro a outubro deste ano, a venda de imóveis residenciais na cidade do Rio de Janeiro apresentou crescimento de 49%, em comparação com o mesmo período do ano passado, superando 36,9 mil unidades vendidas, somando aproximadamente R$ 27 bilhões em negócios.

unnamed 1 Venda de imóveis residenciais no Rio cresce 49% no acumulado do ano

Somente no mês de outubro, o crescimento nas vendas de imóveis na Zona Sul foi de 30%, em comparação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 926 unidades. Já na Barra e no Recreio houve uma queda relevante nas vendas, da ordem de -14%, em relação ao mesmo período de 2020, com um total de 622 unidades.

unnamed 7 Venda de imóveis residenciais no Rio cresce 49% no acumulado do ano

média mensal de vendas de imóveis residenciais na Zona Sul subiu para 799, o que é um novo recorde do setor, já que no auge do boom imobiliário na cidade em 2013 esse número estava em 709. Em contrapartida, na Barra, depois de 12 meses seguidos de alta, houve queda de 1,6%, motivada pelos resultados de outubro, passando de 384 para 378 imóveis vendidos mensalmente.

Essa queda verificada na Barra e no Recreio não é vista com preocupação por Fred Judice Araujo, co-fundador e head de Produto, Marketing e Dados da HomeHub, plataforma de tecnologia imobiliária que atua por meio de franquias. “A base de comparação dos últimos 4 meses do ano passado é alta, refletindo a retomada do mercado após a queda inicial por conta da pandemia e o baixo patamar de juros, de 2% ao ano na época. Por isso, é normal vermos alguns bairros oscilarem e até encontrarem uma certa estabilidade nas vendas em um alto patamar“, afirma.

Advertisement

De acordo a última pesquisa da Abecip, o crédito imobiliário no país alcançou a marca histórica de R$ 200 bilhões financiados ao considerarmos os últimos 12 meses até setembro. Com isso, podemos notar que mesmo com a inflação em alta, com o IPCA acumulando 10,25% nos últimos 12 meses e com a consequente alta dos juros, as pessoas têm recorrido ao crédito imobiliário para comprar o seu imóvel, é o que aponta os números do setor frente aos anos anteriores.

Venda de imóveis por bairro
Ao analisar a participação dos principais bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro referente às vendas acumuladas de janeiro a outubro, o crescimento registrado foi de 69% em relação ao mesmo período de 2020, somando 7.986 unidades. Os bairros com maior participação no total de transações foram Copacabana, com 25,1%, seguido por Botafogo com 13,2%, Flamengo 12,5%, Leblon 9,1%, Ipanema 8,8% e Laranjeiras 7,3%. Todos os demais bairros analisados, juntos, somaram 24,0%.

Os excelentes resultados com vendas em Copacabana vêm sendo observado por nós já há algum tempo. Por isso decidimos inaugurar Filial na Princesinha do Mar. A loja, na Constante Ramos, está em obras e estamos ansiosos para começar os trabalhos”, diz André Cyranka, da Sergio Castro Imóveis, responsável pela região de Copacabana. “Nem inauguramos e já começamos vendendo imóveis emblemáticos no bairro.”, comenta o corretor, citando a venda realizada de um hotel de 160 quartos no Leme, e uma grande loja na Avenida Atlântica, onde funcionou por anos o restaurante Top Beer.

unnamed 8 Venda de imóveis residenciais no Rio cresce 49% no acumulado do ano

De janeiro a outubro, todos os bairros analisados no estudo tiveram crescimento expressivo nas vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo: Flamengo +156%, Gávea +147%, Urca +143%, Santa Teresa +115%, Leme +110%, São Conrado +108%, Catete +90%, Glória +84%, Lagoa +74%, Botafogo +71%, Jd. Botânico +66%, Humaitá +65%, Laranjeiras +61%, Barra +57%, Ipanema +52%, Jd. Guanabara +51%, Copacabana +49%, Recreio +41% e Leblon +30%.

A análise foi elaborada pela área de inteligência da HomeHub, e teve como base a arrecadação de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Venda de imóveis residenciais no Rio cresce 49% no acumulado do ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui