Verão na Fundição

A Fundição Progresso está com uma programação especialmente pensada para o verão carioca: uma agenda de shows com grandes nomes da música brasileira atual, além de oficinas dos grupos residentes, projeção de filmes no terraço, feira de sustentabilidade e visita guiada pelo centro cultural da Lapa, que agora conta com um Espaço Verde.

Em Janeiro:

No dia 17 de janeiro tem Pietá e Ava Rocha no palco São Sebastião e no dia 18, Ana Carolina na turnê “Fogueira em Alto Mar”, comemorando 20 anos de carreira. No dia 24, Gabriel Elias e Armandinho sobem ao palco cantando sucessos e algumas inéditas. E o samba toma conta no dia 25, com Alcione e Jorge Aragão trazendo clássicos do estilo. O show “Eu sou a Marrom” marca as comemorações pelos mais de 47 anos de carreira da cantora maranhense, enquanto Aragão comemora 70 anos de vida e mais de quarenta dedicados à música. ]

Em Fevereiro:

Chegando em fevereiro, Gal Costa abre a agenda do dia primeiro com o show “A Pele do Futuro”, com abertura de Rubel, que canta os hits dos discos “Casas”e “Pearl”. No dia 7, a noite fica por conta de Luedji Luna, com “Um Corpo no Mundo”, e Liniker e os Caramelows, com “Goela Abaixo”.  No dia 14, Maíra Freitas e Mestrinho comandam o show “N’Gan Daya” e no dia 15, Maria Rita leva o seu “Samba da Maria” para o palco Arena. 

No Carnaval:

Como é tempo de Carnaval, ele também tem seu lugar de prestígio, com os ensaios abertos do Céu na Terra, dia 19 de janeiro, Bangalafumenga, no dia 31, e Monobloco, no dia 21 de fevereiro.

Cinefesta:

O terraço da Fundição ganha 3 edições da Cinefesta, evento que reúne projeção de filmes e videoclipes selecionados pela TvZero, seguidos de debate e música, nos dias 16/01, 6/02 e 5/03. 

A temporada traz também as atividades no centro cultural da Lapa, que comemora duas décadas. A Armazém Cia de Teatro oferece “Um Módulo Para o Vento – Oficina experimental para adolescentes”. Já a Intrépida Trupe terá intensivos em Movimento Aéreo, Dinâmica Acrobática e Acrobacia Aérea. 

E o Teatro de Anônimo terá Aula de Acrobacia Aérea; o “Mergulho no Circo”, uma colônia de férias para crianças entre 4 e 14 anos de 20 a 31 de janeiro; e o projeto teatral “Filhos do Estômago”, para artistas acimade 18 anos; além além das “Noites de Parangolé”, espetáculo-festa-cabaré que acontece mensalmente..

Feijoada:

Para comemorar o padroeiro da cidade e da Fundição Progresso com uma deliciosa feijoada, tem o “Feijão do São Sebastião”, dia 20 de janeiro, com Pagode do Biro, A Gloriosa e Sambastião.

Completando a agenda calorosa, todas as quartas, o Sexteto Sucupira comanda o forró na Varanda do Mercado Fundição e nas quintas acontece o Samba Independente dos Bons Costumes, com entrada gratuita para quem coloca o nome na lista amiga. E o local também terá edições do Mercado Fundição Sustentável – Feira de Cultura e Agroecologia.

Visita guiada:

Fomentando a visitação turística no território Lapa, a Fundição irá atender a agendamentos de visita guiada pelo centro cultural que inaugurou um jardim de chuva, no novo Espaço Verde, de frente para os Arcos. Entre as ações voltadas para a sustentabilidade ambiental, a Fundição não trabalha mais com copos plásticos. O público pode levar seu próprio copo (não pode entrar com copo de vidro) ou alugar o Meu Copo Eco por R$5,00 e pegar o dinheiro na devolução. Além disso, em parceria com o Lixo Zero, faz a gestão de resíduos de latas e demais materiais dos shows e garante o destino correto para reciclagem.

No passeio pela antiga fábrica de cofres, o visitante poderá também assistir a um mini documentário sobre como a Fundição evoluiu nos últimos 20 anos e observar a mostra de quinze painéis assinados pelo artista gráfico Guta, que reproduzem as transformações urbanas na Lapa, Largo da Carioca e Praça XV.

Serviço:
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Bilheteria – de segunda a sexta, das 11h às 14h ou das 15h às 20h.
Sábados (somente em dias de show) a partir das 12h.
Telefone: 21 3212 – 0800 
Ingressos (valores e disponibilidade) Eventim


Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui