Vereador defende o projeto Reviver Centro

O vereador Pedro Duarte (Novo) diz que o momento de salvar o Centro do Rio é agora e distribui nota técnica para seus colegas na Câmara do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pessoas circulando pela Praça XV, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Programa Reviver Centro foi idealizado pelo Poder Executivo com o objetivo de recuperar a vitalidade de parte da região através do incentivo ao uso residencial e misto, por meio de reconversão de imóveis (retrofit), construção de novas edificações, recuperação do patrimônio cultural e requalificação de espaços públicos. Para atrair investidores, o programa prevê incentivos fiscais e edilícios que visam promover uma maior viabilidade econômica das intervenções. O Reviver Centro propõe linhas de ação para a recuperação do patrimônio cultural, programas de habitação de interesse social (locação social e moradia assistida), programas de reurbanização e gestão do espaço público, implementação de distritos de baixa emissão e de incentivo a setores de cultura e economia criativa.

Com a pandemia e a instituição de práticas de trabalho remoto, mesmo que a área central recupere parte de seu estoque imobiliário com atividades corporativas, a tendência é que elas ocupem espaços cada vez menores.  A ideia de se trazer moradia para o centro não é nova – a necessidade de um plano habitacional eficaz, que proporcione vitalidade à região, já era discutida desde a década de 1980, e foi alvo de diversos programas do poder público ao longo dos anos. O Reviver Centro, além de buscar solucionar entraves fundiários e jurídicos, estabelece um diálogo com o mercado imobiliário por entender que é necessária sua participação para o sucesso do programa. E para que o mercado tenha interesse em aderir, a viabilidade econômica dos empreendimentos é fundamental.

Paco do Ouvidor Vereador defende o projeto Reviver Centro
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Ao buscar a vitalidade da área implementando o uso residencial e misto (habitação + comércio + serviços), o programa incentiva a transformação do uso de imóveis vazios ou subutilizados através de benefícios fiscais, flexibilização de normas de construção, programas de aluguel social e investimentos diretos na recuperação do espaço público.
O Centro do Rio é um polo ecônomico, social e cultural de peso para o Rio. Devolver o Centro para o Rio, é devolver o Rio para os cariocas.
” disse o vereador Pedro Duarte (Novo).

Na tarde desta quinta-feira, a equipe do vereador Pedro Duarte distribuiu uma Nota Técnica sobre o projeto Reviver Centro para todos os vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a fim de buscar a aprovação do projeto.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador defende o projeto Reviver Centro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Reviver o que não existe mais. Quantos estabelecimentos foram feichados durante a pandemia e durante o lockdown ?. Quantas empresas foram para o home officer? O centro da cidade vive do horario comenrcial na semana e se não tem cliente eles facham. E anida tem o problema da falta de segurança. Fora o lixo do camelodromo. Quem iria ao teatro no centro da cidade com risco de ser assaltado, Cinema todos fecharam a anos atras, Lojas de departamentos idem.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui