Vereador propõe que áreas abaixo de viadutos tenham lazer gratuito

O Projeto de Lei Nº 32/2021 prevê a construção de áreas de Cultura e Esporte cercadas e iluminadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Viaduto de Madureira, por Airá Ocrespo. Reprodução: Internet

O vereador Marcos Braz (PL) enviou um projeto de lei para a Câmara Municipal que prevê a transformação das áreas abaixo dos viadutos em locais iluminados para atividades gratuitas. Na justificativa do projeto, Braz afirma que “a ideia é utilizar estas áreas de acordo com a vocação esportiva da cidade, com a construção de áreas de cultura, esporte e lazer cercadas e iluminadas, onde projetos podem ser desenvolvidos. Objetivo do projeto é ativação do espaço público com a inclusão de atividades de cultura, esporte e lazer gratuitas”.

E afirma que “o presente projeto visa intervir em áreas abaixo de viadutos que estejam subutilizadas, degradadas ou inutilizadas, inserir tais áreas no tecido urbano do município do Rio de Janeiro, democratizar o acesso à cultura, ao lazer e à recreação por toda a população da cidade, com maior atenção às áreas de maior déficit de opções de lazer, inserir tais áreas no tecido urbano do Município, democratizar o acesso à cultura, ao esporte, lazer e à recreação por toda a população da cidade, com atenção as áreas de maior déficit de opções de lazer, a promoção do bem estar social e a segurança pública”.

Caso o projeto seja aprovado, teremos mais ações culturais na cidade, como as que já ocorrem no Viaduto de Madureira.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador propõe que áreas abaixo de viadutos tenham lazer gratuito
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Plataforma Mar.

    Esta é uma ideia muito interessante, pois aproveitaria três pontos específicos da Ponte Rio-Niterói, reaproximando o carioca à Baía de Guanabara. Se algum governo tivesse o interesse em executá-lo, talvez a Baía finalmente fosse despoluída, talvez o carioca tivesse mais opção de cultura e lazer. Pena o projeto ainda não estar completamente disponível.

    PLATAFORMA MAR

    A Ponte Rio-Niterói para além da infraestrutura (TCC)

    Por Daniel Affonso de Moraes.

    Um projeto que vale a pena ser levado em consideração.

    “O projeto tem a ambição de revelar essas potencialidades de INFRAESTRUTURA, MONUMENTO e PAISAGEM.

    Então, através dessa megaestrutura (ponte) que atravessa Ilhas, Baía e Zona Portuária, lugares outrora embarreirados, isolados e insólitos, criamos três instalações estratégicas, que revelarão novas conexões ao usuário: ora ao MAR, ora ao AR e ora à TERRA.

    Sendo a Ponte a franqueadora desses novos acessos e experiências. As intervenções pretendem criar novas experiências de uso, que de forma sutil o micro possa atingir e consumir o macro, mostrando novas possibilidade e provando como as infraestruturas urbanas, e nesse caso a Ponte Rio-Niterói, são mal exploradas.

    Três Plataformas;
    Três Escalas de Projeto; e
    Três Narrativas de Conexão.

    Conexão ao MAR – Bairro do Caju

    A Plataforma MAR é um Parque Linear Suspenso, localizada sob a Ponte Rio-Niterói e sobre a Zona Portuária, no trecho do bairro do Caju. Seu acesso se dá próximo a Casa de Banho de Dom João VI (Museu da Limpeza Urbana), local por onde se dá o transbordo do espaço público sobre o privado.

    O projeto traz a tona o potencial e a oportunidade única, de através da ponte e da arquitetura outrora negada, restabelecer a rica e histórica conexão do Caju e sua população com o MAR, explorando o insólito e criando espaços de utilidade pública em um área tão carente de espaços públicos significativos.”

    Eu compro essa ideia, e vocês ?

    http://www.midiateca.fau.ufrj.br/projetos.php…

  2. Muito louvável tal iniciativa.
    Realmente, as megalópoles estão tão entrevadas que o uso mais urbanizado abaixo dos viadutos seria até uma providência higiênica, antes de ser apenas de lazer…

  3. St vereador Marcos Vaz. Lazer e bom. Porem onde o Sr colocara os sem tetos , que dormem embaixo dos viadutos? O inverno esta chegando.
    Nossas Igrejas nao comportam tantas familias.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui