Vereador quer aulas de geografia e história dos bairros nas escolas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bem interessante o projeto de lei do vereador Eliseu Kessler (PSD), vejam só, ele quer incluir no currículo do Ensino Fundamental Municipal conhecimentos sobre a História e a Geografia dos bairros do Rio de Janeiro. Para o vereador, a educação deve aproximar o jovem do ambiente inserido.

Ele está certíssimo, saber que sua região, pelos locais por onde mora ou passeia tem um passado, ou que há razões para Bangu ser mais quente que o Alto da Boa Vista, ou porque Jacarepaguá é uma Baixada, pode facilitar a educação e até um maior respeito e amor por sua cidade. E isso gera interesse, um dos espaços de maior sucesso no Diário do Rio é a coluna de história feita por Felipe Lucena.

Os conhecimentos sobre a região serão estruturados nos currículos das disciplinas de História e Geografia e deverão ser ensinados conforme o bairro onde está localizada a escola. A Secretaria de Educação definirá a metodologia e regulamentação para aplicação da medida.

De acordo com o parlamentar, “a Educação deve ser pensada em toda a sua dimensão. O conhecimento deve ultrapassar todas as barreiras e ser veículo para aproximar o aluno do meio, da sociedade, do cotidiano. Inserir no currículo do Ensino Fundamental conhecimentos da História e da Geografia do bairro é, apenas, a tentativa de relacionar conhecimentos formais com a experiência cotidiana e atribuir a essa uma explicação, mostrando-se porque o clima daquele bairro tem uma dada característica ou suas casas têm certa tendência arquitetônica“.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer aulas de geografia e história dos bairros nas escolas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui