Vereador quer aulas de geografia e história dos bairros nas escolas

Bem interessante o projeto de lei do vereador Eliseu Kessler (PSD), vejam só, ele quer incluir no currículo do Ensino Fundamental Municipal conhecimentos sobre a História e a Geografia dos bairros do Rio de Janeiro. Para o vereador, a educação deve aproximar o jovem do ambiente inserido.

<

Ele está certíssimo, saber que sua região, pelos locais por onde mora ou passeia tem um passado, ou que há razões para Bangu ser mais quente que o Alto da Boa Vista, ou porque Jacarepaguá é uma Baixada, pode facilitar a educação e até um maior respeito e amor por sua cidade. E isso gera interesse, um dos espaços de maior sucesso no Diário do Rio é a coluna de história feita por Felipe Lucena.

Os conhecimentos sobre a região serão estruturados nos currículos das disciplinas de História e Geografia e deverão ser ensinados conforme o bairro onde está localizada a escola. A Secretaria de Educação definirá a metodologia e regulamentação para aplicação da medida.

De acordo com o parlamentar, “a Educação deve ser pensada em toda a sua dimensão. O conhecimento deve ultrapassar todas as barreiras e ser veículo para aproximar o aluno do meio, da sociedade, do cotidiano. Inserir no currículo do Ensino Fundamental conhecimentos da História e da Geografia do bairro é, apenas, a tentativa de relacionar conhecimentos formais com a experiência cotidiana e atribuir a essa uma explicação, mostrando-se porque o clima daquele bairro tem uma dada característica ou suas casas têm certa tendência arquitetônica“.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here