Vereador quer campanha de conscientização do uso do celular ao atravessar a rua

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Devido ao grande aumento de acidentes e mortes de pedestres no trânsito, o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) apresentou o Projeto de Lei nº 1.536/2019, que busca orientar e conscientizar os pedestres sobre o uso de celular durante a travessia em ruas e avenidas.

A medida cria uma campanha com o objetivo de conscientizar os pedestres para evitar acidentes. A campanha informará sobre o número de ocorrências e óbitos envolvendo uso de celulares ao atravessar ruas e avenidas, assim como divulgará políticas de mobilidade urbana, cidadania, acessibilidade, convívio gentil e solidário no trânsito.

O uso do celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, e é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293, 47, e perda de 7 pontos na CNH.

Um estudo divulgado pelo Conselho Federal de Medicina diz que, nos últimos dez anos o Brasil teve mais de 1, 6 milhão de feridos em acidentes de transportes terrestres. Segundo dados oficiais do Detran do Rio de Janeiro, em 2018, o estado do Rio teve cerca de 2.108 mortes no trânsito, sendo 35% atropelamentos com 742 vítimas fatais.

Advertisement

De acordo com o parlamentar, “enviar mensagem de texto é algo arriscado de se fazer ao atravessar a rua. Pessoas que fazem isso são as que mais demoram a fazer a travessia, e estão propensas a ignorar os semáforos. Assim como acontece com o álcool ao volante, devem ser consideradas medidas que controlem o uso dos aparelhos móveis pelos pedestres“.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer campanha de conscientização do uso do celular ao atravessar a rua
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui