Vereador quer criar sistema móvel de coleta de sangue

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Apesar da doação de sangue ser simples, rápida e segura, os bancos e hemocentros ainda contam com poucos colaboradores. A dificuldade de deslocar-se até o local de coleta acaba sendo um dos fatores responsáveis pelo déficit nos bancos de sangue, que em períodos de feriados e datas festivas fica ainda pior.

No intuito de facilitar e aumentar o número de doações, reduzindo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 6.556/2019, de autoria do vereador Rafael Aloisio Freitas (MDB). A legislação determina que seja criado o Sistema Móvel de Coleta de Sangue como parte da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. As ações móveis devem ocorrer em veículos transfigurados para este devido fim.

O objetivo é promover ações de incentivo e de educação sobre a doação de sangue, cooperando com ações que fomentem o aumento dos estoques dos bancos e hemocentros existentes no município. O sistema móvel deve também realizar os mesmos exames ofertados pelo Hemorio. A legislação permite ainda que sejam firmados convênios e parcerias com instituições públicas e privadas.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1, 8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doam sangue. Se confrontados com o que a Organização das Nações Unidas defende, o país está a 1, 2% do que é considerado ideal. O vereador Rafael Aloisio Freitas acredita que a medida, aliada ao trabalho de coleta móvel que já é realizada pelo Hemorio, pode contribuir para o aumento de doadores. “Muitos que têm o interesse de ir até o Hemorio fazer sua doação não consegue por causa da dificuldade de locomoção. É muito importante que a Secretaria de Saúde faça com que o serviço chegue à grande parte da população. Com isso, conseguimos que os bancos de sangue salvem, cada vez mais, vidas“, afirma o parlamentar.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer criar sistema móvel de coleta de sangue
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui