Vereador quer destombar a CADEG

Projeto é do vereador Rafael Aloisio Freitas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Aluízio Freitas (CIDADANIA), através do projeto de lei Nº 304/2021, pretende destombar o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara – CADEG, localizado em Benfica, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

“A fim de possibilitar a expansão do Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara e oportunizar a geração de emprego e renda com a expansão do local, proponho o DESTOMBAMENTO do imóvel que serve à CADEG. A reversão deste processo de tombamento se faz mais que necessária atualmente não somente pela perda dos empregos como consequência do fechamento de diversos postos de trabalho na cidade em função da crise econômico-sanitária, mas também, pela importância de recuperarmos parte das receitas tributárias diretas e indiretas perdidas com o fechamento das empresas do setor. Portanto, nobres colegas, confiando na sensibilidade dos Senhores, submeto o presente à análise e apreciação de todos”, diz a justificativa do vereador autor da ideia.

O Mercado Municipal do Rio de Janeiro – CADEG ocupa uma área de 100.000 m². Contando com 706 lojas e salas, comporta vários segmentos de comércios e serviços com produtos nacionais e importados, como bacalhau, cereais, verduras, legumes, frutas frescas, polpas, laticínios, bebidas, descartáveis e decoração, destacando-se assim como referência de mercado atacadista para os profissionais de gastronomia desde a sua fundação. Além disso, é conhecido como o maior distribuidor de flores do Estado vendendo, em média, por mês, um volume de meio milhão de flores. Em 2018, o CADEG foi tombado como Patrimônio Oficial Público do Rio de Janeiro.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer destombar a CADEG
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. RENOVAÇÃO DA CADEG

    Mesmo a Cadeg sendo um condomínio particular, os proprietários do local precisam se unir e reformar todo o mercado, porque quando visitamos mercados municipais no Brasil e no exterior, queremos ter uma experiência completa de visita em um local agradável, arborizado, bem estruturado, om banheiros de qualidade, com mobiliário urbano de primeira categoria, com áreas bem ajardinadas.

    Só a parte gastronômica da Cadeg e suas loja não são capazes de manter o lugar funcionando a contento, se a arquitetura e o design do local não forem bonitos, convidativos e acolhedores aos diversos visitantes que ela recebe diariamente.

    Especialmente agora no Aniversário de Cinquenta e Sete Anos do Cadeg, o local deveria estar tinindo para comemorar esta auspiciosa data !

    Acho tão bom almoçar no Cadeg e em especial fazer compras por lá. Porém, acho que alguns restaurantes poderiam ter um visual bem melhor cuidado e mais transado, com uma decoração mais caprichada, naquele mesmo estilo rústico, mas mantendo os mesmos preços.

    Contudo, acho que o mercado poderia ser bem mais organizado e, especialmente, bem mais bonito: aquelas alamedas poderiam ter algumas floreiras grandes com belas folhagens e/ou flores, que é o que não falta no Cadeg. Além disso, faltam alguns bancos e lixeiras, e outras instalações e comodidades no local, como um bom banheiro, bem estruturado e bem projetado.

    A entrada do mercado, para quem vem a pé, também é muito feia e acanhada. É preciso melhorar, e muito, o aspecto da nossa Cadeg, para que ela se torne mais atrativo tanto para nós, cariocas, quanto para nossos visitantes.

    Existem tantos outros mercados municipais em diversas cidades do Brasil tão bem organizados (e também no mundo): é só fazer uma pesquisa no Google e ver algumas dicas do que pode efetivamente ser implementado aqui.

    Enfim, é preciso cuidar melhor da Cadeg, que é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro e, além disso, é preciso divulgá-la muito mais, pois muitos cariocas simplesmente não a conhecem e perdem a oportunidade de visitar um excelente lugar, com ótimos restaurantes com comida variada, farta e a bons preços, com excelentes produtos e muitas plantas e flores para se adquirir no local, além do ótimo bolinho de bacalhau local.

    Esqueci de mencionar que são urgentes as melhorias no estacionamento do local, que precisa ser arborizado. Por que este estacionamento não é arborizado ?

    Há tantas plantas no local e a Cadeg não reflete esta abundância de modo algum…

    Aliás, a Cadeg toda necessita de arborização, pois o local é muito quente e desértico. Coloquem aquelas floreiras penduradas nas paredes, que dão um clima bem bonito ao local. São aquelas floreiras simples, em T, com florezinhas também muito simples (do tipo Maria Sem-Vergonha), mas que, muito coloridas, enfeitam e melhoram o aspecto do local, a preço de banana.

    Enfim, façam um mercado bonito, no estilo americano ou europeu, porque árvores e plantas custam uma ninharia, bons mobiliários urbanos idem, e tornam o lugar muito agradável de se visitar.

    Ah, é preciso também melhorar o aspecto de algumas lojas do local.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui