Vereador quer incluir aniversário do Andaraí no calendário oficial do Rio de Janeiro

Um dos mais tradicionais bairros do Rio, o Andaraí pode ter seu aniversário oficializado no calendário oficial do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista do bairro do Andaraí (Foto: Luis Prado)

Um Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal pelo vereador e candidato a prefeito do Rio, Paulo Messina, quer incluir no calendário oficial da cidade, o aniversário do Andaraí, um dos mais tradicionais e antigos bairros da Zona Norte carioca.

Segundo a proposta, o objetivo é reconhecer o valor histórico e cultural do Andaraí para a cidade do Rio de Janeiro. A data seria escolhida entre os dias da terceira semana do mês de setembro.

Situado na região da Grande Tijuca, o bairro era parte da sesmaria do Iguaçu, entregue aos jesuítas em 1565 por Estácio de Sá. O território onde hoje fica situado o Andaraí, já foi chamado de Andarahy Grande e Andarahy Pequeno. A separação de regiões em 1873 deu origem aos bairros vizinhos de Vila Isabel e Grajau.

Segundo o historiador Fábio de Carvalho, o Andaraí começa a crescer, industrialmente falando, na segunda metade do século XIX, mas precisamente a partir de 1847, com a construção da Fábrica de São Pedro de Alcântara de Tecidos de Algodão. Com isso, a área ganha status de polo industrial da cidade, que foi sua marca registrada, pelo menos, até a década de 1970.

Advertisement

O bairro teve um dos primeiros e mais importantes parques industriais da cidade e do país. Com a construção das primeiras vilas operárias, ligadas às fábricas têxteis Confiança e Cruzeiro, além da Fábrica de Projéteis de Artilharia, que produziu material bélico para nosso exército entre as décadas de 1930 e 1970. Isso sem falar em outras gigantes do setor fabril que já tiveram sede no bairro como a Merck, indústria farmacêutica, e a Brahma, de bebidas.

Bairro do craque de futebol Don Don (aquele mesmo da música, “Do tempo que Don Don jogava no Andaraí“), do icônico Clube de Samba Renascença, e de tantas outras contribuições para a cultura e o desenvolvimento do Rio, nada mais justo que o Andaraí tenha seu nome celebrado no cronograma oficial de datas da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer incluir aniversário do Andaraí no calendário oficial do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui