Vereador quer proibir cigarros eletrônicos em locais fechados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cigarro Eletronico
Foto: Chris F

O cigarro aos poucos vai sumindo da vista, cada dia menos pessoas fumam, só que tem aumentado o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos como vaporizadores, e-cigarro, e-cig ou e-cigarette, que vem sendo utilizado largamente, principalmente por jovens, em locais onde o fumo é proibido.

Para garantir aos não fumantes a continuidade das restrições previstas na Política Estadual de Controle do Fumo, o vereador Matheus Floriano (DEM) apresentou o Projeto de Lei nº 1.333/2019, que proíbe o uso do DEF nos estabelecimentos fechados ou parcialmente fechados de uso coletivo na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo o autor, como os DEFs não são enquadrados como fumo na legislação vigente, um grupo pequeno vem insistindo em fazer uso desse dispositivo em áreas restritas, já respeitadas pelos usuários de cigarro e afins, incomodando quem não é fumante. “Como a Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) alertou que os DEFs contêm substâncias cancerígenas e aditivos com sabores, com efeitos tóxicos ainda desconhecidos sobre a saúde, resolvemos apresentar essa proposta para preservar a saúde do carioca, ” explica Matheus. 

Estudos apontam que os e-cigarros possuem substâncias tóxicas como propileno, clicol, nicotina, assim como essências aromatizantes que causam doenças respiratórias e pulmonares, além de risco de infarto agudo do miocárdio. “Ademais, não existe comprovação de que esses dispositivos ajudam a interromper o vício causado pelos cigarros convencionais, mesmo com o uso reduzido de nicotina, como costuma ser propagado pelos fabricantes“, alerta o parlamentar. 

Advertisement

Outro argumento apontado por Matheus Floriano para defender a medida é que os sabores e essências aromatizantes presentes nos vaporizadores agem como atrativo para o público jovem, podendo induzí-los ao consumo dos cigarros tradicionais. “Não se sabe, por exemplo, qual o efeito de longo prazo na saúde decorrente das inúmeras substâncias presentes no vapor líquido. Quais as consequências para o usuário da presença de metais pesados nos DEFs? O que acontecerá com a prevalência e a incidência de fumantes com mais uma opção de consumo de nicotina disponível no mercado?“, questiona. 

Conforme a proposição, o uso dos dispositivos para fumo estará proibida em bares, restaurantes, boates, lanchonetes, interior de veículos de transporte público, no interior de escritórios em geral, escolas públicas e particulares, ambientes internos de universidades, áreas comuns internas de hotéis, motéis e pousadas, áreas comuns internas de condomínios, lojas, galpões, teatros, museus e repartições públicas. 

O projeto aguarda parecer da Comissão de Justiça e Redação para prosseguir sua tramitação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer proibir cigarros eletrônicos em locais fechados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui