Vereador quer que Barra e Jacarepaguá sejam a Zona Sudoeste

Com aprovação de lei que tira bairros da região da Barra e Jacarepaguá da Zona Oeste, surge um projeto que cria a Zona Sudoeste

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Panorama da Barra da Tijuca, Foto Cleomir Tavares - Diario do Rio

Os bairros do Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e Vila Valqueire podem deixar de ser Zona Oeste do Rio logo, logo. Isso porque o projeto de lei 743/2021, do vereador Dr. Gilberto (PTC), quer que estes bairros passem a ser a ”Zona Sudoeste”, o que pode dar novo sentido a ”soprava um sudoeste”.

É mais um dos projetos que pretende separar estes bairros da Zona Oeste. Já tentaram até chamar de Zona Leste“, projeto do Vereador Zico em 2019. A tal medida acabou reprovada, mas bateu na trave: foram 15 votos contrários e 14 a favor – lembrando que são 51 vereadores, então tiveram ao menos 22 que não votaram nesse projeto. E recentemente foi aprovada a lei Nº 7.026, de autoria dos vereadores Zico, Marcelino D’ Almeida (ex-vereador) e Rocal (PSD), que tira os bairros citados acima da Zona Oeste, que, por sua vez, passa a ser apenas:

  • Bangu
  • Barra de Guaratiba
  • Campo dos Afonsos
  • Campo Grande
  • Cosmos
  • Deodoro
  • Guaratiba
  • Gericinó
  • Inhoaíba
  • Jardim Sulacap
  • Magalhães Bastos
  • Paciência
  • Padre Miguel
  • Pedra de Guaratiba
  • Realengo
  • Santa Cruz
  • Santa Margarida
  • Santíssimo
  • Senador Camará
  • Senador Vasconcelos
  • Sepetiba
  • Vila Militar
  • Vila Kenedy

Desta forma, os moradores de Jacarepaguá, Barra e adjacências ficariam como os moradores do condomínio ”Rio 2” (que não sabem se moram na Barra ou em Curicica), sem saber a qual área pertencem. Dr. Gilberto não fala sobre isso em sua justificativa e ao que parece, a Prefeitura do Rio não deu um destino ao berço eleitoral do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do presidente da Câmara, Carlo Caiado (DEM).

Mas agora, pelo menos, o morador da Barra e do Recreio poderá dizer que mora na Zona Sul, de certa forma, nem que seja o Sul do Oeste.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer que Barra e Jacarepaguá sejam a Zona Sudoeste
Advertisement

14 COMENTÁRIOS

  1. O mais importante é fazer os bairros receberem toda a atenção necessária, tem gente que acha que RIO2 é barra, nunca será, o que importa é o RGI, a prefeitura vem diz que é barra, cobra o imposto referente a tal e não dá o valor a qual merecem, isso é continua tudo na mesma, o vereador tinha que dar atenção e fazer o povo respeitar a lei 6.206 onde fecham vias públicas, sem autorização da prefeitura e etc, as pessoas tem seus direitos constitucionais desrespeitados e não vejo um vereador falar e fazer nada. NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI, se ela existe não importa o motivo ou justificativa, TEM QUE SER RESPEITADA, se existe uma autorização para talque o estado cobre, isso se chama RESPEITO . e não vejo o estado se fazendo respeitar.

  2. Isso e falta do que fazer ou então e mais uma boquinha para arrumar um subprefeito oi mais gente para ficar atoa já que vai ter uma nova zona administrativa é etc e tal.

  3. não sabem se moram na barra ou curicica – vou tomar isso como deboche ou piada – seu Quintino, apesar de o Rio ser uma bagunça, ainda existem mapas com regioes delimitadas, bem definidas por sinal, e o fato de um morador pensar melhor do seu bairro não o muda de lugar!!! Mas podem mudar os limites – pq, afinal, o tratamento que os nossos prefeitos dão a santa cruz e recreio ja são bem diferentes mesmo, mudar o nome so vai regulamentar o que ja existe

  4. Das duas, uma… Projeto com fins políticos e econômicos que ainda não sabemos, ou falta do que fazer, aliás, o que mais os vereadores fazem, nada. Nosso prefeito tem agido muito nessa questão urbana e logística da cidade, e como alguns sabem, o presidente da câmara dos vereadores (Carlo Caiado), e ele (Eduardo Paes), possuem uma afinidade muito grande quando querem. Aguardando as cenas do próximo capítulo desse projeto estranho, ainda mais quando sabemos que existe outras prioridades bem mais importantes.

  5. Trabalhe para o povo vereador, projeto inútil não nos favorece em nada, crie projetos acabando co. Os gastos inúteis em favor próprio. Garanto que o povo lhe agradeceria muito.

  6. Se a tal zona sudoeste se transformar em um novo setor administrativo, no intuito de melhor organizar a administração municipal e para que esta nova região seja melhor atendida pelos serviços da prefeitura, ainda é aceitável…
    Agora, se tudo isto for apenas passatempo de desocupado, o autor do projeto precisa arranjar algo que justifique melhor o salário que ganha…

  7. Não vou entrar no mérito da mudança, mas pelo menos agora o ponto cardeal da rosa dos ventos faz sentido! Pouco tempo atrás tinham vindo com a idéia de zona LESTE.

  8. O condomínio Rio 2 não é nem Barra, nem Curicica. Ele fica em Jacarepaguá. Curicica é somente acima da estrada dos Bandeirantes, e a Barra é abaixo da avenida Abelardo Bueno. Entre os dois tem Jacarepagua, que é um bairro comprido.

    • Dentre outras medidas,sou a favor da extinção do bairro Jacarepaguá,pois ninguém o usa,ninguém o identifica como bairro,sempre o identificam como os bairros vizinhos.

      Sou,também,a favor,da oficialização de Rio das Pedras como bairro,também Muzema e Tijuquinha(que mduaria de nome,em meio a tantas Tijucas).

  9. Há maisde 20 anos atrás tive a oportunidade de, numa entrevista com o então eleito prefeito Cesar Maia, sugerir esta mudança a fim de que a “verdadeira” zona oeste ficasse diferenciada da baixada de Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Geograficamente esta separação é correta e necessária.

    • Isso tem um ar de preconceito, para que não se misture áreas tão distintas no aspecto econômico.
      Deve ser a pedido do mercado imobiliário.
      Mas, vou no popular mesmo: Falta do que fazer.

    • Concordo,Marcos!

      A atual zona Oeste é gigantesca,e não só isso!Ela possui duas faces totalmente distintas,e separar é mais que necessário hoje em dia!

      E até já existe uma separação natural,que é aquela serra que vai desde Barra de Guaratiba e Grumari até Sulacap,passando por Vila Valqueire,Praça Seca,Taquara,etc.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui