Vereador quer que faixas de pedestre tenha altura da calçada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Richard Drdul

O vereador Zico (PTB) apresentou o Projeto de Lei nº 1.440/2019, que cria o Sistema Pé na Faixa. O sistema consiste em elevar a área das faixas de pedestres das ruas e avenidas do município que sejam próximas a semáforos. A elevação deverá ser da mesma altura da calçada, fazendo com que esse sistema ajude também na acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, como os que fazem uso de cadeira de rodas.

Para que esse sistema possa ser implantado e viabilizado, a proposição determina que estudos técnicos devam ser realizados para avaliar as melhores condições e localidades, dando prioridade às vias públicas onde haja maior fluxo de pedestres e veículos.

Campanhas educativas e de divulgação do sistema deverão ser realizadas pelo órgão responsável, incluindo as escolas públicas do município.

O autor da proposição explica que “além de auxiliar na educação no transito, o Sistema Pé na Faixa aumentará o respeito para com os pedestres e, consequentemente, melhorará a segurança de todos“.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer que faixas de pedestre tenha altura da calçada
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Antes de mais nada, pelo que parece, o projeto, visa a institucionalizar o uso de lombadas nas ruas do Rio. Em relação aos portadores de deficiência, não seria mais fácil e menos oneroso, instituir rampas nas calçadas junto às faixas, tal como já se faz no mundo inteiro, inclusive no Rio de Janeiro? Ideia de jerico!

    • Primeiro que o tráfego deveria ser pensado para o pedestre.
      Os veículos são uma facilidade, meio, para o transporte.
      Quem se desloca a pé precisa se sentir protegido e seguro – impossível pelas políticas atuais.
      Assim, a elevação da via tornará o acesso fácil para cadeirantes e idosos, ainda, de quebra, por ter uma característica de lombada, os condutores de veículos seriam obrigados a reduzir a velocidade – reduzindo acidentes fatais.
      Claro que tornar padrão em toda travessia de semáforo não seria muito inteligente. Mas o seu raciocínio – muito mais de jerico – supera a bestialidade da atual política que vitima mais pessoas e não colabora para redução da violência no trânsito.

  2. A iniciativa é interessante, porém cara, já que a passarela funcionará como contenção de águas de chuva e deverá ter dreno em ambos os lados.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui