Vereador quer que hotéis e albergues disponibilizem água potável de graça

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Water in a Tumbler: Black and White - Foto: Cyndi Calhoun
Foto: Cyndi Calhoun

Bares e restaurantes já são obrigados a fornecer água filtrada gratuitamente aos seus clientes. Para estender esse direito a outros estabelecimentos, o vereador Tarcísio Motta (PSOL) apresentou o Projeto de Lei n° 1.161/2019, que obriga hotéis, albergues e estabelecimentos similares a disponibilizarem água potável, filtrada ou mineral, de forma gratuita, aos seus clientes.

A venda de água mineral em garrafas, copos e similares continuará sendo permitida – aos consumidores que desejarem comprar – desde que os estabelecimentos não recusem o fornecimento gratuito da água, e informem esse direito ao cliente.
O descumprimento da medida sujeitará o infrator às penalidades que serão definidas pelo Poder Executivo e àquelas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O parlamentar informa que o fornecimento de água gratuita por bares e restaurantes foi considerada constitucional, por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Os custos para os estabelecimentos serão mínimos, bastando a utilização de um filtro e a disponibilização de um simples copo de água potável, ao mesmo tempo em que os ganhos em bem-estar e saúde das pessoas serão significativos”, defende Tarcísio Motta.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer que hotéis e albergues disponibilizem água potável de graça
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui