Vereador quer religiões de matriz africana como patrimônio carioca

Vereador Márcio Ribeiro quer religiões de matriz e de influência africana, como Umbanda, Candomblé e Ifá sejam patrimônio cultural do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O vereador Marcio Ribeiro, (AVANTE), deu entrada em 20/5 na Câmara Municipal, no Projeto de Lei 332/2021, que pede que seja declarada como patrimônio cultural e de natureza imaterial do povo carioca as religiões de matriz e de influência africana, como Umbanda, Candomblé e Ifá. A iniciativa do parlamentar aconteceu na mesma semana em que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei 1772/ 2019, que dedica o mês Abril Verde a ações de combate, prevenção e conscientização contra a intolerância religiosa no estado. 

Um levantamento do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ) mostrou que o estado do Rio de Janeiro contabilizou 1.355 crimes em 2020 que podem estar relacionados à intolerância religiosa. Ou seja, foram mais de 3 casos em todos os dias do ano. Com a iniciativa, o vereador Marcio Ribeiro espera estimular a conscientização, o respeito e a tolerância religiosa:

O combate à intolerância religiosa será ainda maior se tivermos o envolvimento e a mobilização da sociedade civil. Esse é um dos caminhos para que a gente possa alcançar o respeito para todas as religiões”. Para o parlamentar, uma cidade tão plural e diversificada como o Rio de Janeiro, os incontáveis exemplos de violência religiosa são um absurdo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereador quer religiões de matriz africana como patrimônio carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui