Vereadora cria campanha contra o assédio às mulheres no carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Tânia Bastos

Assim como no último carnaval, a Câmara Municipal do Rio, engajada no combate ao assédio ao público feminino, lança, para 2019, mais uma campanha: Depois do NÃO, Tudo é Assédio, com a hashtag #RespeitaOMeuEspaço. A vice-presidente da Casa, vereadora Tânia Bastos (PRB), é quem está a frente da ação. Ano passado, o slogan era ”Não é Não. Carnaval Sem Assédio”.

Alarmada com os números registrados em 2017, quando a Polícia Militar do Rio de Janeiro anunciou que, a cada 4 minutos, uma mulher foi agredida no Estado, a Comissão de Defesa da Mulher decidiu, em 2018, distribuir um leque informativo nos blocos de grande circulação de pessoas.

A ideia era que ele funcionasse também como um alerta ao folião abusado. Através da Comissão da Mulher da Câmara Municipal, foi possível imprimir mais de 250 mil leques que foram distribuídos por toda a cidade em dezenas de blocos.

nao e nao assedio carnaval Vereadora cria campanha contra o assédio às mulheres no carnaval
Foto: Reprodução/Internet

As ventarolas, objetos de cobiça durante os dias quentes de folia, traziam informações sobre abordagem sem consentimento e sobre o direito ao atendimento de saúde para prevenção de DSTs, AIDS e gravidez nos casos de violência sexual, sem necessidade de B.O.

Advertisement

O objetivo da comissão, na época presidida pela vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março do ano passado, era dar um basta ao machismo presente na sociedade. “O fato de nós, mulheres, estarmos na rua nos divertindo não pode significar que nossos corpos estejam à disposição de quem quer que seja”, apontou a parlamentar.

Presidente da Comissão de Defesa da Mulher por 8 anos, Tânia Bastos sempre teve a questão da mulher como pauta de seu mandato. “Os novos casos de feminicídio em nossa cidade estão mais frequentes e violentos. Nunca uma ação mais contundente foi tão necessária. Decidi ir às ruas, abordar as pessoas e conscientizar, principalmente os homens, sobre como devem nos tratar”, alertou a vereadora.

Autora da campanha “Depois do NÃO, Tudo é Assédio”, a parlamentar conta com a ajuda de sua equipe e de várias outras mulheres que estão apoiando a iniciativa.

Com uma camisa lilás estampada com os dizeres, a ação foi lançada no ensaio da escola de samba União da Ilha. Lá, foi distribuído ainda o material informativo restante da campanha de 2018, idealizada por Marielle Franco. “Somos mulheres e temos que ser respeitadas, sempre”, concluiu Tânia Bastos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadora cria campanha contra o assédio às mulheres no carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui