Foto: Câmara dos Vereadores/Divulgação

A Mãe Loura, a Poderosa, a Rainha do Funk, a vereadora Verônica Costa (DEM) apresentou na Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei Nº 34/2021, que torna obrigatória a inclusão da prevenção à violência contra a mulher na matriz curricular das unidades de ensino da rede pública do Município do Rio de Janeiro como tema transversa.

Nas aulas, noções básicas sobre a Lei Maria da Penha, reflexão sobre a violência contra a mulher, a necessidade de registro das denúncias da violência contra a mulher, além de promover a igualdade de gênero, prevenindo e evitando as práticas de violência contra a mulher.

Em sua Justificativa, Veronica Costa diz que “acerca das práticas de prevenção à violência contra as mulheres é fundamental – e a escola é uma das instituições mais preparadas para realizar o trabalho. Não se pode ignorar o papel que a educação exerce, pois é nos ambientes escolares que, de maneira geral, entramos em contato com nossos pares e com a diferença.” e continua “é urgente que os indivíduos se qualifiquem para atuar de forma positiva, estabelecendo, tanto nas situações mais simples quanto nas mais complexas, ações e atitudes de profunda adesão ao rol consolidado dos direitos humanos.

A vereadora conclui “É pertinente adicionar à grade curricular municipal a prevenção à violência contra as mulheres para que conhecimentos sobre esse assunto passem a perpassar e a constituir temática a ser considerada na realização das atividades e práticas pedagógicas realizadas nas escolas. A iniciativa convoca a sociedade a pensar que, se por um lado toda essa violência contra as mulheres assombra, também ela, nos convoca a pensar e agir visando dias melhores para todas as brasileiras. Estas crianças poderão contribuir junto aos seus pais, quando os mesmos agirem contrariamente aos conhecimentos adquiridos por elas no aprendizado. Este trabalho educativo permitirá no futuro termos uma geração de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui