Deixa eu relatar um caso pessoal, meu pai, idoso, esteve duas vezes este ano em UTI devido à pneumonia, e, óbvio, ele não é um caso isolado. Considerando o alto índice de mortes por conta da doença entre os idosos e a falta de informações sobre a disponibilidade de vacina na rede pública de saúde, a vereadora Luciana Novaes (PT) apresentou à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.034/2018, que assegura aos idosos a partir de 60 anos o direito do receberem a vacina contra a pneumonia nas unidades de saúde do município.

A Prefeitura ficará responsável por desenvolver políticas públicas de saúde para os idosos, com ações e atividades que contemplem a prevenção e o controle da pneumonia, através do Programa Municipal de Imunizações ou outro que venha a substituí-lo.

Dentre as atividades, está a promoção de uma campanha anual de vacinação nos postos de saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; a produção de material educativo dirigido especialmente aos idosos, contendo informações sobre a importância e os benefícios da vacina, bem como as formas de prevenção da doença para conscientização; e a possibilidade de credenciamento de instituições públicas ou particulares visando a organizar programas educativos para a divulgação e consequente aceitação da vacina.

A proposição também determina que hospitais, centros de acolhimento, asilos e casas de repouso também deverão imunizar seus assistidos no período da campanha anual de vacinação.

Para a vereadora Luciana Novaes, “a prevenção e a imunização desta considerável camada da sociedade reduzirá a propagação da pneumonia, bem como diminuirá a exposição dos idosos a tal patologia“.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui