Vereadores do Rio querem acabar com Liga Feminina nos Esportes

Projeto quer premiação igual entre homens e mulheres em competições esportivas. Se sancionado por Paes, pode acabar com as ligas femininas no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

A Câmara de Vereadores do Rio tem virado uma máquina de má ideias, já quis obrigar botequim a ter cardápio infantil, depois transformar o Rio de Janeiro em capital mundial da mendicância e na tarde desta quarta-feira (15/9) aprovaram um projeto de lei que simplesmente pode acabar com a liga feminina de esportes. O projeto do vereador Dr. Gilberto (PTC) e Tânia Bastos (Republicanos) é cheio de boas intenções, afinal ele estabelece premiação igual entre homes e mulheres em competições esportivas.

Mas, como dizem, o caminho para o inferno é pavimentado por boas intenções. Afinal, não temos como comparar a audiência do futebol masculino com feminino, vôlei, basquete e qualquer outro esporte. A premiação, obviamente, segue as leis do mercado, e por isso modelos e influenciadores mulheres recebem, normalmente, muito mais do que os homens. Isso não é sexismo, machismo ou qualquer ismo que queiram inventar, é uma realidade. Propaganda de brinquedos, por exemplos, tendem a focar no público infantil, isso é lógico.

Mas nossos vereadores parecem que não gostam de pensar muito, como no caso do botequim com cardápio infantil, o projeto é impossível e não atenderá seu destino. O que vai acontecer, se não for vetado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), é simplesmente o fim das ligas femininas no Rio de Janeiro. Quem será louco de patrocinar um campeonato carioca feminino e ter que pagar o mesmo que no campeonato carioca masculino? Ninguém, claro!

O projeto passou na Câmara com quase unanimidade, apenas os vereadores mais a direita, Rogério Amorim (PSL), Gabriel Monteiro (PSD), Pedro Duarte e Carlos Bolsonaro (Republicanos) votaram contra. É que eles não tem obrigação com o politicamente correto da estupidez. De acordo com Amorim: “Mais uma vez querem mudar a realidade na base da canetada. Inacreditável. É a velha discussão inútil das redes sociais nas quais Marta tem que ganhar mais que Neymar. “

Advertisement

Duarte também diz que nada se resolve na canetada: “A intenção do vereador é nobre e inclusive tentamos uma emenda para adequar o projeto, mas não tivemos os apoios necessários para apresentar. Votei contra porque não é com um projeto que vamos resolver a situação da premiação entre masculino e feminino no esporte. Canetada não muda a realidade como ela é, só gera mais problema e distorção”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadores do Rio querem acabar com Liga Feminina nos Esportes
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas que MERD@ de reportagem! Machista, carregada de argumentos sexistas SIM! Existe uma dívida histórica com as mulheres, onde voces machos por mais de séculos proibiu a mulher de participar de diversos esportes, e essa reparação tem que ser feita! Palhacada essa reportagem! Bem coisa de bolsominion! ?

  2. Tem que observar direito os termos da lei. Ele aborda competições distintas femininas e masculinas ou competições que simultaneamente competem homens e mulheres? Em um evento de atletismo, corrida de rua, natação, triatlo onde os patrocínios são para o evento não tem porque premiar com valores diferentes homens e mulheres. Competições de campeonato como futebol, vôlei, basquete… Geralmente são campeonatos separados cada um fecha seu patrocínio, direitos de imagem….

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui