Vereadores querem proibir venda de animais de estimação no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A proibição de venda de animais já é realidade em outros países, como Austrália e Inglaterra, e agora pode se tornar lei no Rio de Janeiro. Os vereadores Dr. Marcos Paulo (PSOL) e Dr. João Ricardo (MDB) querem evitar a “coisificação” dos animais de estimação e apresentaram o Projeto de Lei n° 1.266/2019, que proíbe a comercialização de cães, gatos, hamsters, topolinos, gerbilos, twisters, chinchilas, porquinhos da índia, coelhos, lebres, ocotonídeos e outros.

Em caso de descumprimento, a pessoa ou o estabelecimento infrator estará sujeito à multa que pode variar de R$ 10 mil a R$ 100 mil. Os comércios ainda poderão receber as penas de suspensão ou cassação definitiva do alvará de funcionamento, enquanto os cidadãos ficarão proibidos de participar em concurso público para o quadro de Servidores Públicos do Município do Rio de Janeiro.

Os autores da medida afirmam que o objetivo é vetar a “coisificação” dos animais. “Animais não são coisas, não são mercadorias e, portanto, não podem continuar a ser tratados como tais. Em outros países, como Inglaterra e Austrália, a legislação no tocante ao tema já é avançada, sendo vedada a venda de animais. Temos que conter o comércio frio e desenfreado de vidas e, por conseguinte, estimular a adoção de tantos animais que estão aguardando tal ato de amor e solidariedade de tutores que possam dar-lhes um lar com os cuidados que merecem“, argumentam os autores.

Entretanto, há quem prefira cães de canis e gatos de gatis, como saber desde o princípio o tamanho e a personalidade que eles terão na vida adulta. Se aquela raça específica é o que se quer para aquela família, algo que é um pouco mais difícil quando se adota. Ou seja, quem compra (com consciência) continuará o fazendo em outras cidades, inclusive, a maioria dos bons canis do Brasil não ficam no Rio.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadores querem proibir venda de animais de estimação no Rio de Janeiro
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Por outro lado, tem o risco de alimentar o comércio ilegal de animais silvestres…

    Deveria ser proibido ter animais de estimação fora de ambiente adequado.

    Pra mim, é inconcebivel falar de pessoas que amam os animais, mas essas mesmas criam seres entre quatro paredes, dentro de uma gaiola ou cercado e passeia com coleira.

    Nada mais fazem que alimentar um status de submissão da natureza ao ser humano por egoísmo.

    Vejo algo sádico nisso e ao mesmo tempo que a ligação emocional seja da fragilidade e carência afetiva não resilvidos da humanidade.

  2. Super apoio. Direitos dos animais devem ser considerados pelas próximas gerações. Brasil neste sentido é um país atrasado. Temos que mudar essa cultura e tradição de que animais são como produtos que compramos em uma loja. Da mesma forma, sou a favor da proibição de pássaros em gaiolas. Sempre estarei firme nas minhas posições a favor do direito dos animais!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui