Vereadores querem regulamentar comercialização de pets

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Parece que a Câmara dos Vereadores está atenta ao bem estar dos pets, 4 é o caso do Projeto de Lei nº 775/201 dos nossos edis, Luiz Carlos Ramos Filho (PODE), Junior da Lucinha (MDB), Felipe Michel (PSDB) e o ex-vereador Otoni de Paula (PSC), que busca regulamentar a obrigatoriedade da emissão de certificado de origem dos animais no ato de sua venda pelos estabelecimentos comerciais.

De acordo com a medida, as lojas especializadas nos cuidados e na venda de animais terão que obedecer algumas determinações. Deverão adequar os animais em um ambiente mais luminoso, livre de exposição e barulhos, com acesso restrito para as pessoas, acomodando cada animal o mais próximo possível de seu habitat natural. Possuir uma área de solário para que os animais tenham acesso a banhos de sol diários, e um ambiente sem acesso visual e sonoro à área de comercialização para que fiquem quando não estiverem à venda.

Além disso, os estabelecimentos deverão identificar os animais com microprocessador (microchip), sendo obrigatória a castração no caso de cães e gatos, e dispor do equipamento necessário para a leitura do mesmo. Irão também acolher os animais comercializados, caso o comprador não seja bem informado quanto às particularidades biológicas do mesmo quando adulto e dar-lhes destinação adequada. Também manterão documentação atualizada dos criadouros de origem de todas as espécies de animais comercializados, constando CNPJ, endereço e responsável técnico.

As lojas deverão ser higienizadas diariamente e dispor de espaço suficiente à espécie e à quantidade de animais expostos, com estrutura que permita a remoção imediata de dejetos. A avaliação da condição dos recintos será realizada por técnicos da Subsecretaria de Bem-Estar Animal.

Advertisement

Quanto aos anúncios de venda que sejam veiculados a jornais e revistas ou panfletos, folders e sites particulares, deverão constar nome, CNPJ, endereço e telefone do estabelecimento.

No ato da compra, as lojas deverão emitir o Certificado de Origem do Animal (COA), além do laudo veterinário comprovando o perfeito estado de saúde dos mesmos. Os modelos de COA e laudo serão regulamentados pelo órgão municipal responsável.

Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações receberão multa de R$ 820. No caso de reincidência, a multa subirá para R$ 1.500, podendo ter o valor duplicado sucessivamente a partir da segunda reincidência, que resultará também na inscrição na Dívida Ativa do Município.

Caso o projeto seja aprovado, o Poder Executivo ficará responsável por regulamentar a autorização e a emissão do alvará de funcionamento para os equipamentos e estabelecimentos citados.

Essa é uma matéria de alto interesse público. É importante que seja tratada em uma proposição maior e mais abrangente, que reúna e concilie a disciplina atinente à defesa dos animais“, dizem os parlamentares.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadores querem regulamentar comercialização de pets
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui