Foto: Divulgação

Para celebrar os 50 anos da chegada do homem a lua e mostrar os desafios das novas conquistas no espaço, o Via Parque Shopping recebe, de 20 a 25 de agosto, pela primeira vez no Brasil o International Space Camp.

Durante uma semana, estudantes de 7 a 15 anos terão a oportunidade de participar de uma série de oficinas educacionais e outras atividades desenvolvidas e ministradas em conjunto com a equipe da agência espacial norte-americana, com foco na jornada do homem rumo à Marte.

Barra é com a gente. Block Imóveis. #VemPraBarra

Com base nas competências STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), o evento terá como principal atração o Mars Map Exploration, um grande mapa que reproduz o terreno de Marte, em cima do qual os jovens poderão construir foguetes, robôs e explorar todo o relevo do planeta vermelho.

Todo o conteúdo foi desenvolvido para que os estudantes possam trabalhar em equipe e exercitar o senso de cooperação. “Enquanto EUA e Rússia estão brigando aqui na Terra, lá no espaço estão trabalhando juntos. Os astronautas americanos só vão para o espaço através da Rússia. Os EUA não mandam astronautas para o espaço: têm de ir para o Cazaquistão. Então, existe cooperação. Se não cooperar, não acontece a exploração espacial. Se não for o trabalho em equipe, não vamos a lugar nenhum” — afirma Jefferson Michaelis, diretor de Educação Espacial da KSCIA International Space Academy, organização dedicada a despertar o interesse de jovens pelo espaço e co-idealizador do International Space Camp.

A programação diária inclui atividades como a oficina “viajando para Marte“, na qual jovens de 7 a 10 anos poderão construir foguetes dobraduras desenvolvidos para o Space Camp, com base em princípios matemáticos. Já na atividade “pousando em Marte“, é a vez dos estudantes de 11 a 15 anos aprenderem a montar rovers de exploração, que no futuro poderão realmente ir à marte.

Em “sobrevivendo em Marte“, estudantes de 12 a 15 anos terão que utilizar as mesmas coordenadas de GPS que a NASA usa para explorarem os clusters de colonização de Marte. E, na oficina “ocupando marte“, jovens de 8 a 11 anos irão aprender técnicas de construção e testar designs próprios para desenvolver casas em forma de iglu, e descobrirem qual a melhor maneira do homem habitar Marte. Todos os participantes irão receber ao final das atividades um certificado internacional de participação expedido pela KSC Global Education e em colaboração com a Michaelis Foundation baseda no Cabo Canaveral Kennedy.

Além de trazer as oficinas e cinco rovers para as atividades, a equipe do Space Camp irá promover o Exploration Tour: uma visita guiada com pais e filhos pelo mapa do território de Marte, explicando o que é essa jornada do homem rumo à Marte, no presente e no futuro. Nessa atividade, crianças de 3 anos a 17 anos poderão participar junto com seus pais, como uma forma de estimular o aprendizado e descobertas em família. Além das oficinas e visita guiada, o evento contará com um Mini Cinema, onde serão exibidos quatro filmes ligados ao tema.

Queremos estimular os jovens brasileiros a se interessarem pelo espaço e a estudarem cada vez mais disciplinas como Matemática, Física, Ciência e Tecnologia. Importante destacar que os jovens na faixa de 07 a 15 anos tem grandes chances de trabalhar em programas espaciais ou ir efetivamente a Marte num futuro próximo. Precisamos inspirar esses estudantes a quererem fazer parte desta nova revolução na ciência e na evolução do homem”, diz Michaelis.

Para o Via Parque Shopping, o International Space Camp – “Jornada a Marte” é uma oportunidade de trazer para o público entretenimento e conteúdo inteligente. “Somos o shopping da família e temos como um dos principais valores a educação através da diversão e entretenimento”, diz Eugênia Del Vigna, gerente de Marketing do empreendimento e responsável por trazer o evento norte-americano para Shoppings Centers no Brasil. “Quem sabe a primeira pessoa a pisar em Marte pode estar sentada ao seu lado, na escola, ou caminhando aqui pelo shopping? É isso que queremos: mostrar que a corrida rumo à Marte está ao alcance dos nossos jovens e que juntos podemos cooperar para isso”.

O Space Camp é uma iniciativa do OR1ON Space com o 321Go.Space, KSC Global Education e Michaelis Foundation, instituições norte-americanas com foco em educação, que realizam diversas atividades em parceria com o NASA Kennedy Space Center.

SERVIÇO:
International Space Camp
Entrada: Gratuita
Data: 20 a 25 de agosto
Local: Praça de Eventos – 1º Piso
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca / Rio de Janeiro
Horário: terça a domingo, 13 às 20h
Faixa etária: Visita guiada: de 3 a 17 anos
Oficinas: Viajando para Marte (de 7 até 10 anos); Pousando em Marte (de 11 até 15 anos);
Sobrevivendo em Marte (de 12 até 15 anos); Ocupando Marte (de 8 até 11 anos).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui