Via Parque realiza primeira edição do International Space Camp

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Para celebrar os 50 anos da chegada do homem a lua e mostrar os desafios das novas conquistas no espaço, o Via Parque Shopping recebe, de 20 a 25 de agosto, pela primeira vez no Brasil o International Space Camp.

Durante uma semana, estudantes de 7 a 15 anos terão a oportunidade de participar de uma série de oficinas educacionais e outras atividades desenvolvidas e ministradas em conjunto com a equipe da agência espacial norte-americana, com foco na jornada do homem rumo à Marte.

WhatsApp Image 2021 07 21 at 08.43.34 Via Parque realiza primeira edição do International Space Camp
Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

Com base nas competências STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), o evento terá como principal atração o Mars Map Exploration, um grande mapa que reproduz o terreno de Marte, em cima do qual os jovens poderão construir foguetes, robôs e explorar todo o relevo do planeta vermelho.

Todo o conteúdo foi desenvolvido para que os estudantes possam trabalhar em equipe e exercitar o senso de cooperação. “Enquanto EUA e Rússia estão brigando aqui na Terra, lá no espaço estão trabalhando juntos. Os astronautas americanos só vão para o espaço através da Rússia. Os EUA não mandam astronautas para o espaço: têm de ir para o Cazaquistão. Então, existe cooperação. Se não cooperar, não acontece a exploração espacial. Se não for o trabalho em equipe, não vamos a lugar nenhum” — afirma Jefferson Michaelis, diretor de Educação Espacial da KSCIA International Space Academy, organização dedicada a despertar o interesse de jovens pelo espaço e co-idealizador do International Space Camp.

Advertisement

A programação diária inclui atividades como a oficina “viajando para Marte“, na qual jovens de 7 a 10 anos poderão construir foguetes dobraduras desenvolvidos para o Space Camp, com base em princípios matemáticos. Já na atividade “pousando em Marte“, é a vez dos estudantes de 11 a 15 anos aprenderem a montar rovers de exploração, que no futuro poderão realmente ir à marte.

Em “sobrevivendo em Marte“, estudantes de 12 a 15 anos terão que utilizar as mesmas coordenadas de GPS que a NASA usa para explorarem os clusters de colonização de Marte. E, na oficina “ocupando marte“, jovens de 8 a 11 anos irão aprender técnicas de construção e testar designs próprios para desenvolver casas em forma de iglu, e descobrirem qual a melhor maneira do homem habitar Marte. Todos os participantes irão receber ao final das atividades um certificado internacional de participação expedido pela KSC Global Education e em colaboração com a Michaelis Foundation baseda no Cabo Canaveral Kennedy.

Além de trazer as oficinas e cinco rovers para as atividades, a equipe do Space Camp irá promover o Exploration Tour: uma visita guiada com pais e filhos pelo mapa do território de Marte, explicando o que é essa jornada do homem rumo à Marte, no presente e no futuro. Nessa atividade, crianças de 3 anos a 17 anos poderão participar junto com seus pais, como uma forma de estimular o aprendizado e descobertas em família. Além das oficinas e visita guiada, o evento contará com um Mini Cinema, onde serão exibidos quatro filmes ligados ao tema.

Queremos estimular os jovens brasileiros a se interessarem pelo espaço e a estudarem cada vez mais disciplinas como Matemática, Física, Ciência e Tecnologia. Importante destacar que os jovens na faixa de 07 a 15 anos tem grandes chances de trabalhar em programas espaciais ou ir efetivamente a Marte num futuro próximo. Precisamos inspirar esses estudantes a quererem fazer parte desta nova revolução na ciência e na evolução do homem”, diz Michaelis.

Para o Via Parque Shopping, o International Space Camp – “Jornada a Marte” é uma oportunidade de trazer para o público entretenimento e conteúdo inteligente. “Somos o shopping da família e temos como um dos principais valores a educação através da diversão e entretenimento”, diz Eugênia Del Vigna, gerente de Marketing do empreendimento e responsável por trazer o evento norte-americano para Shoppings Centers no Brasil. “Quem sabe a primeira pessoa a pisar em Marte pode estar sentada ao seu lado, na escola, ou caminhando aqui pelo shopping? É isso que queremos: mostrar que a corrida rumo à Marte está ao alcance dos nossos jovens e que juntos podemos cooperar para isso”.

O Space Camp é uma iniciativa do OR1ON Space com o 321Go.Space, KSC Global Education e Michaelis Foundation, instituições norte-americanas com foco em educação, que realizam diversas atividades em parceria com o NASA Kennedy Space Center.

SERVIÇO:
International Space Camp
Entrada: Gratuita
Data: 20 a 25 de agosto
Local: Praça de Eventos – 1º Piso
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca / Rio de Janeiro
Horário: terça a domingo, 13 às 20h
Faixa etária: Visita guiada: de 3 a 17 anos
Oficinas: Viajando para Marte (de 7 até 10 anos); Pousando em Marte (de 11 até 15 anos);
Sobrevivendo em Marte (de 12 até 15 anos); Ocupando Marte (de 8 até 11 anos).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Via Parque realiza primeira edição do International Space Camp
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Via Parque realiza primeira edição do International Space Camp
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui