Viaduto do Gasômetro e o Profeta Gentileza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Também conhecido como Viaduto do Caju, essa via margeia os bairros do Caju e de São Cristóvão. O Viaduto tem quase 2 km de extensão, mas o que faz viajar mesmo é o que se encontra embaixo dele: as clássicas pinturas feitas pelo Profeta Gentileza.

O Viaduto do Gasômetro ganhou esse nome porque passa ao lado de onde ficava o Gasômetro de São Cristóvão, inaugurado em 1911, e que teve as atividades encerradas no início dos anos 2000, por conta da popularização do gás natural.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

Outro fator que ajudou a contribuir para o fechamento de Gasômetro de São Cristóvão foram as constantes preocupações com explosões e eventuais incêndios de grandes proporções, que inclusive poderiam ameaçar o Viaduto e quem estivesse passando por ele”, frisa a pesquisadora Clara Rocha.

Advertisement

Em 1968 aconteceu o caso mais famoso de ameaça de explosão. O Brigadeiro da Aeronáutica, João Paulo Burnier, durante a ditadura militar, elaborou um plano secreto de ações (entre elas a explosão do Gasômetro) para culpar movimentos de esquerda. A ideia, que ficou famosa como “Caso Para-Sar”, vazou e não foi posta em prática.

Gasômetro 1978 Viaduto do Gasômetro e o Profeta Gentileza
Viaduto em 1978

Já em 1995, outro medo de incêndio grave. Após a explosão de instalações navais da ilha do Boqueirão, na Baía de Guanabara, ocorreu um intenso debate sobre uma possível mudança de local do Gasômetro. Contudo, não houve alteração de lugar.

Esse Viaduto é mundialmente conhecido por conta das escrituras do Profeta Gentileza, pintadas nas estruturas inferiores da construção.

José Datrino, o Profeta Gentileza, nasceu em 1917 e morreu em 1996. Em dezembro de 1961, muito mexido após o incêndio que ocorreu no Gran Circus Norte-Americano, em Niterói, quando morreram mais de 500 pessoas, Gentileza passou a espalhar com mais intensidade seus ideais por onde passava.

Gentileza Viaduto do Gasômetro e o Profeta Gentileza

As escrituras, pintadas nas pilastras inferiores do Viaduto do Gasômetro, foram feitas nos anos 1980. São 56 murais, feitos por Gentileza e que recebem constantes manutenções devido a ações de vândalos, além do desgaste natural causado pelo tempo.

foto2carinhogentileza 2 Viaduto do Gasômetro e o Profeta Gentileza

Desde sempre, o Rio de Janeiro sofre com problemas antigos. Os incêndios voltaram a ser uma triste rotina. Contudo, as ideias de Gentileza se mantém firmes, esperando dias melhores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Viaduto do Gasômetro e o Profeta Gentileza
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Absurda fraqueza na qualidade da informação solicitada e ainda mergulhada em infinitos propagandas desagradáveis cortando a informação pedida na cidade de SP, veio curta informação solicitada e em sequência a propaganda da mesma questão, similar no Rio de Janeiro, em volume elevado.
    O comércio teria quer ser mais adequado ao serviço público esperado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui