Em maio de 2018, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb Rio) solicitou à Prefeitura a instalação de temporizadores nos semáforos das vias de BRT. Os profissionais alegaram que o equipamento evitaria que os motoristas que atuam nessas vias avançassem o sinal e fossem multados. Para atender a essa demanda, a vereadora Teresa Bergher (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 2.079/2016, que obriga a instalação dos equipamentos nas vias de acesso do serviço.

A proposição prevê que, para controlar o fluxo, o Poder Executivo ficará responsável pela instalação dos dispositivos que informarão aos condutores o tempo restante para a mudança de sinal luminoso.

Para a vereadora Teresa Bergher, é necessário que sejam disseminadas informações aos condutores e que sejam apresentados meios de evitar a ocorrência de infrações. “A presente proposição tem a finalidade de reduzir o número de infrações por avanço de sinal nessas vias, informando aos condutores, com antecedência, o tempo restante para a troca do sinal luminoso. Com a medida também se espera a redução do número de acidentes.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui