Vice-prefeito Nilton Caldeira é vacinado na quadra do Cacique de Ramos - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes acompanhou neste sábado (10/04) a vacinação do vice-prefeito Nilton Caldeira na quadra do Cacique de Ramos, na Zona Norte, ponto de imunização inaugurado na última quinta-feira (08/04). Um dos blocos carnavalescos mais tradicionais da cidade, o Cacique foi o sétimo posto extra aberto nas duas últimas semanas – vai funcionar de segunda a sábado, das 8h às 17h . Neste sábado, é a vez de repescagem para pessoas de 64 anos ou mais e profissionais de saúde a partir de 55.

Estou feliz pela vacinação dele, que é mais coroa do que eu. O que coloca as pessoas mais em risco é a idade. Estou mais protegido, mas é claro que tenho que me cuidar, não aglomerar e usar máscara. Nilton é uma pessoa querida e amiga”, disse Paes.

Depois de ser vacinado, Nilton Caldeira fez um apelo à população.

“A mensagem que tenho para passar a todo carioca: leve o assunto a sério. Não é brincadeira. Em janeiro deste ano, perdi meu pai de 91 anos para a doença, afirmou, emocionado, o vice-prefeito, que aderiu à Campanha Rio contra a fome e entregou 64 quilos de alimentos antes de ser imunizado”.

O Município do Rio tem mais de um milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose contra o Coronavírus, o que representa 15,4% da população. Se considerar apenas a população idosa (a partir de 60 anos), a mais vulnerável às complicações da Covid-19, a cobertura é de 70%. Somando a primeira dose e a segunda, passa de 1,3 milhão de vacinas aplicadas.

A cidade conta com mais de 250 pontos de imunização, entre unidades de saúde, PVs (pontos de vacinação) extras e postos no sistema drive-thru. De segunda a sexta-feira, os postos funcionam das 8h às 17h, com atendimento aos profissionais de saúde no período da tarde, a partir das 13h. Já a vacinação em sistema drive-thru funciona no Parque Olímpico (Barra da Tijuca), e no Sambódromo (Santo Cristo) das 9h às 15h, exclusivamente para o atendimento de idosos.

A vacinação contra a covid-19 a cada dia é destinada aos grupos prioritários indicados nos calendários oficiais divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e que podem ser consultados no site coronavirus.rio

Calendário de vacinação

A campanha de vacinação na cidade segue conforme calendários anunciados, condicionada à chegada dos próximos lotes de vacinas, conforme previsto no cronograma de remessas do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. Nesta semana foram abertos mais dois pontos de vacinação, no Imperator (Méier) e no Cacique de Ramos (Olaria).

O horário de funcionamento dos postos é: das 8h às 17h nas clínicas da família e centros municipais de saúde; das 8h às 15h nos PVs do Museu da República (Catete), do Jockey Club Brasileiro (Gávea); das 8h ao meio-dia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Leme) e nos quartéis do Corpo de Bombeiros de Humaitá, Copacabana e Barra da Tijuca (Busca e Salvamento); das 8h às 15h nos postos drive-thru da Cidade Universitária da UFRJ (Ilha do Fundão), do Parque Madureira, do Parque Olímpico (Barra da Tijuca) e do Sambódromo (Santo Cristo); e das 8h às 14h no do Estádio do Engenhão (Engenho de Dentro), aos sábados.

Já de segunda a sexta-feira, os postos de vacinação funcionam das 8h às 17h nas clínicas da família e centros municipais de saúde, no Planetário da Gávea, no Tijuca Tênis Clube, no Museu da República (Catete), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Leme), na Casa Firjan (Botafogo), no Jockey Club Brasileiro (Gávea), no Hotel Fairmont Copacabana, no Museu da Justiça (Centro), na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), no Museu do Amanhã (Centro), no Imperator (Méier), no Cacique de Ramos (Olaria) e nos três quartéis do Corpo de Bombeiros. Os postos drive-thru em funcionamento nos dias úteis serão os do Parque Olímpico e do Sambódromo, das 9h às 15h.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui