Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Chanceler da USU Paulo Alonso; o Professor Ruy Muniz e o deputado Danniel Librelon

LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

A coluna “Vida Carioca” perguntou para alguns formadores de opinião o que eles estão achando do nosso Rio de Janeiro. Não importa se acham bom ou ruim, o que importa é que expressem sua opinião. Vivemos em um país em que todos nós temos direito à liberdade de expressão.

Rawlson Raoult de Thuin

IMG 20191013 WA0054 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Rawlson Raoult de Thuin, cirurgião plástico

Sou um carioca apaixonado por este Rio tão abandonado, mas sempre otimista que melhores dias virão. Somos um polo de turismo, medicina de alto nível, culto à beleza etc… Temos que trabalhar muito e apoiar todos os projetos que venham beneficiar a Cidade Maravilhosa“.

Yvonne Bezerra de Mello

Yvonne Bezerra de Mello, linguística e fundadora do Projeto Uerê
Yvonne Bezerra de Mello, linguística e fundadora do Projeto Uerê

Como carioca sou apaixonada pelo Rio de Janeiro. É uma cidade com uma grande potencialidade de ser um polo turístico desde que tenhamos governantes que se dediquem para dotar a cidade com uma maior infraestrutura turística e uma melhor política de segurança.

Eu sonho com uma cidade menos “partida“ e com uma mesma qualidade de vida e educação de qualidade para todos.

Advertisement

Eu conheço bem a cidade rica e a cidade pobre e afirmo que as diferenças são abissais. É terrível conviver com a miséria em uma cidade que bem administrada poderia acolher a todos com melhor equilíbrio.

Temos belezas naturais como poucas cidades no mundo, mas precisamos reflorestar nossos morros, limpar nossos rios, lagos e baías melhorando o meio-ambiente esquecido. O Rio de Janeiro tem tudo para dar certo, mas precisamos de uma população mais comprometida com a Cidade“.

Hélio Ferraz

Screenshot 20191013 213013 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Hélio Ferraz, empresário e advogado

Penso que o Rio tenha vocação para a Beleza, a alegria, a cultura, o conhecimento, a ciência, a comunicação, start ups, cinema, tv, internet, construção civil, naval, hotelaria, petróleo, porto, esporte, futebol, jogo e turismo, entre outras… A segurança em sentido amplo é condição mínima para nosso desenvolvimento.

Só há uma maneira de resolver um problema: é enfrentar ele. Agora, estamos fazendo isso. Medidas fiscais para eliminar desvantagens relativas estão sendo adotadas. Yes we can”!!!

Vera Bocayuva Cunha

Screenshot 20191014 174208 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa

Me sinto como uma gringa no Rio, sempre descobrindo encantos, e prazeres.

José Thomas Nabuco Neto

Screenshot 20191014 183610 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
José Thomas Nabuco Neto, advogado

Penso que o Rio de Janeiro tem tudo para resgatar o glamour de outrora. Não creio que seja um caso perdido, como tenho ouvido falar por aí. Para que isso ocorra, porém, precisamos escolher com cuidado nosso Prefeito, mas principalmente nosso corpo de vereadores. Se tivermos um legislativo composto por homens e mulheres dispostos a atuar e legislar com os olhos voltados apenas em prol da Cidade, poderemos ter uma Lei de Orçamento voltada para as reais necessidades da Cidade.

Acredito muito em alternância no Poder. Isso é que torna a democracia representativa o melhor regime de poder. Não podemos ter um presidente da Câmara Municipal há 10 anos no cargo, como é o caso do Jorge Felippe. Tem que alternar. Antes dele tivemos durante muito tempo o Sami Jorge. Temos que renovar a política para melhorar nossa Cidade. Não há outro caminho.

Luiz Felipe Francisco

Screenshot 20191014 230247 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Luiz Felipe Francisco, Desembargador do TJRJ

Sorrio para o meu Rio, que apesar de todos os senões, inunda o meu coração!!!
Seu astral, sua luz, suas belezas naturais e os amigos que aqui colhi, fazem com que nele aposte e acredite para bem viver. Que o nosso Rio conquiste a paz entre os homens e a justiça se faça presente em toda a sua acepção, para a alegria e serenidade de todos nós.
RIO, aposto em você
!!!”.


ARTE NA VEIA

20191015 131600 COLLAGE Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Rita Proushan e Thomas Baccaro

Fazendo parte da 4ª geração de uma família de artistas italianos, cenógrafos, restauradores, tudo isso faz parte da árvore genealógica do fotógrafo e artista Thomas Baccaro, que também é galerista e curador. Sua galeria se chama Thomas Baccaro Art Gallery, situada no bairro da Vila Nova Conceição, São Paulo. Neste último dia (15/10), inaugurou a exposição “Olhar Sobre Mulher”, da artista brasileira Rita Proushan, que pela primeira vez exibe seu trabalho.

A relação entre o galerista e a artista com a arte não é algo novo. Em 1975 nasceu Baccaro. Seu bisavô Vito Mameli foi assinalado diretor dos restauradores italianos em 1927. O outro avô Lamberto Giovagnoli era cenógrafo, também diretor de arte, diretor artístico e set designer. Os pais de Thomas Baccaro têm os pés na arte. Fiorella Giovagnoli, mãe de Thomas, era artista plástica, enquanto, Giuseppe Baccaro, seu pai foi galerista, leiloeiro e negociante de arte. Como padrastos, Baccaro teve o cineasta Hector Babenco e o fotógrafo e artista Mário Cravo Neto, ambos casados com sua mãe Fiorella.

Meu pai era galerista, então, eu aprendi muito com ele. Desde a infância lido com isso”, afirma Thomas Baccaro.


MODA PRAIA: EVENTO ‘RIO DELAS’

20191015 135229 COLLAGE Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Camila Panades e Nicolle Calheiros

A estilista Camila Panades, dona da marca de moda praia, a Pajaris, que patrocinará a surfista Nicolle Calheiros, por motivos bem importantes. A estilista Camila leva super a sério a questão da luta pelas oportunidades das mulheres. E, por isso, a marca irá patrocinar a surfista durante o evento de bodyboarding nacional “Rio Delas”, que acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio

A fase tem como função determinar a posição da importância feminina no panorama do esporte nacional e internacional. Aliado a isso, o evento busca fortalecer a parceria entre esporte e natureza, trazendo ambos como pilares da saúde e da sustentabilidade. A vencedora desta competição ganhará o prêmio de R$ 13.600,00.

“Sabe quando seu coração parece que vai sair pela boca? Não tenho palavras para descrever tamanha felicidade! Apenas agradecer a todos os envolvidos. Um agradecimento especial ao secretário Felipe Bornier e toda sua equipe, por acreditar e fomentar o bodyboarding nacional, um dos esportes que mais trouxe títulos mundiais para o nosso país, agora de volta ao cenário carioca”, afirma Nicolle.


EXECUTIVO DA SHELL, EM COLETIVA DE IMPRENSA NO RJ

Screenshot 20191015 165514 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Ben van Beurden

Ben van Beurden, presidente-executivo da companhia petroleira anglo-holandesa Shell, expressou a sua preocupação durante uma coletiva de imprensa que aconteceu essa semana aqui no Rio de Janeiro. O executivo vê muitas possibilidades de adquirir dinheiro com petróleo e gás nas próximas décadas, mesmo com capitais e governos somando a pressão sobre empresas de energia devido às mudanças climáticas.

Ben, o executivo holandês de 61 anos, tornou-se, nos últimos anos, uma das vozes mais avançadas do setor de amparo das ações contra o aquecimento global, após um pacto climático na capital francesa.

Shell, que abastece cerca de 3% da energia mundial, tomou uma resolução em 2017, um
plano para diminuir pela metade o extraordinário de exalar gases de efeito, em grande parte, na construção de um dos maiores negócios de energia do planeta.


PARA UMA BOA CAUSA

IMG 20191014 WA0012 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Dra Rosa Celia, fundadora do projeto Pro Criança Cardíaca

Dra Rosa Celia, fundadora do projeto Pro Criança Cardíaca, celebrará dia 22/10, às 19h, os 23 anos da instituição. O projeto é uma referência no cuidado ao público infantil e carente. E este mês a fundadora escolheu para realizar um jantar beneficente que acontecerá no restaurante Abbraccio do Shopping Rio Sul, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O jantar contará com um menu especial, preparado pelo próprio restaurante para apoiar a causa. Tudo incluso, entrada, prato principal e sobremesa, agora para quem gosta de tomar uma bebida alcoólica, aí é por fora. Os convites custam R$150,00 e podem ser adquiridos antecipadamente pelo telefone (21) 3239-4506.


SOLIDARIEDADE…

Screenshot 20191015 210154 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Tininha Machado Coelho/ Foto: Bruno Ryfer

Tininha Machado Coelho é uma mulher de personalidade marcante, muito querida e, por isso mesmo, presença frequente nos eventos mais importantes da sociedade carioca.

Mas, no cenário social do Rio de Janeiro, ela se distingue por sua ação em prol das pessoas necessitadas. Não faz isso para aparecer e sim por pura generosidade, sem esperar nenhuma contrapartida.

Tudo começou em fevereiro de 2018, quando chuvas torrenciais deixaram duzentas famílias desabrigadas no Complexo do Alemão, gente que perdeu o pouco que tinha. Foi então que ela teve a ideia de pedir donativos aos amigos do face.

Tininha conta: “Já que eu tinha muitos amigos, tentei e deu certo. Eu mando recibo com o nome da pessoa escrito a caneta, fica tudo aqui em casa e eles (os carentes) mandam alguma alma boa vir buscar. Já arrumei cama beliche para uma familia que as crianças dormiam numa cadeira de praia… Isso é tão pouco… Tenho bons amigos! Isso sim é um tesouro.”

Tininha Machado Coelho, sai de sua zona de conforto para praticar o bem.


BANDA THE CINELLI BROTHERS…

Screenshot 20191016 115628 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
banda The Cinelli Brothers

The Cinelli Brothers é uma banda de Blues, Jazz e alguns Rocks. O nome vem dos dois Irmãos Marco Cinelli (cantor, guitarrista e compositor) e Alessandro (baterista, back vocal e arranjador), Enzo no baixo e Naves na Gaita. Radicados em Londres há alguns anos, moraram em Amsterdam, depois na França e se resolveram mesmo em Londres, onde moram já há alguns anos. Com tudo isso junto e misturado, Marco, o cantor fala fluente nada menos que 6 idiomas, sendo um deles português, o que facilita muito o contato com o nosso povo, quando estiverem aqui. Sim!!!

A possibilidade de virem para um grande festival é real!!! Estiveram no 15º Festival de Jazz e Blues de Pipa/ Rio Grande do Norte, em agosto deste ano e foram a maior atração do evento. São dois jovens irmãos italianos, radicados em Londres, que vivem pelo Blues elétrico de Chicago e do Texas, das décadas de 60 e 70. O show que fazem é bem especial, com destaque para a fenomenal voz de Marco, guitarrista e cantor da banda.

Eles trazem um show diferente, moderno, mas com nuances da sólida base do Texas Blues e do Blues elétrico de Chicago, além de sua impressão digital europeia, diferente dos artistas internacionais que trazemos sempre, na maioria das vezes vindos do Estados Unidos.

Com uma agenda lotada de shows em United Kindon, França e Espanha estamos torcendo para que venham se apresentar aqui na Cidade Maravilhosa, pois os contatos já estão sendo feitos através de sua empresária Regina Braga.


UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA É HOMENAGEADA

Screenshot 20191016 161538 Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
Chanceler da USU Paulo Alonso; o Professor Ruy Muniz e o deputado Danniel Librelon

No último dia 15, terça-feira, a Universidade Santa Úrsula, situada no Bairro de Botafogo, Zonal Sul do Rio, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), em uma cerimônia solene que foi presidida pelo deputado estadual Danniel Librelon. A sessão aconteceu em prol da colaboração da instituição ao longo desses 80 anos no Rio de Janeiro e o chanceler Paulo Alonso recebeu a Medalha Tiradentes em nome da Santa Úrsula.

A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pelo Governo Fluminense e é destinada a premiar pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Essa medalha foi instituída pela Resolução Nº 359 de 1989, em 8 de agosto de 1989, sendo a mais alta condecoração concedida pela ALERJ e os homenageados são escolhidos e aprovados pela Câmara Estadual. Entre alguns nomes que receberam a Medalha Tiradentes estão Marielle Franco, Paulo Freire, Clube de Regatas Vasco da Gama, CREA-RJ, Milton Cunha, Michelle Bolsonaro, entre outros.


FLASH X FLASH

. Livraria Argumento e Editora inVerso convidam para o lançamento dos livros “Palavras de bolso”, de Ruy Barrozo e “Jardins Imaginários da minha solidão”, de Luiz Arthur Ribeiro. Sexta-feira, às 18h, na Argumento Leblon.

. A atriz Giovanna Antonelli, está de férias da televisão desde que protagonizou a novela ‘Segundo Sol’, como Luzia/Ariela. Com seu tempo Free está dedicando-se a moda, sua paixão. Lançando sua coleção de bolsas para o verão que leva seu próprio nome, licenciada pela Semax Brasil.

. As irmãs Cris e Gigi Senna irão apresentar sua nova coleção de jóias jovens, super bacanas da marca CHIC 4U, no New Fashion Hug, que acontecerá dias 23 e 24, a partir das 13 horas até às 20 horas na casa de André Ramos, na Gávea.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vida Carioca por Pedro Henrique de Sousa
colunista social do jornal internacional Voz de Portugal; foi colaborador do Site Zé Ronaldo Müller; foi assessor especial de comunicação da presidência da Câmera de Comércio do Mercosul e da América Latina e apresentador do programa "Informal", do Canal Arte Tudo no YouTube.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui