“Passeio Carioca: Arquitetura e Turismo a pé” foi o tema do 11º episódio do videocast “Vozes Urbanas”, produzido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). O episódio aborda as potencialidades do turismo no Estado do Rio de Janeiro, com foco na arquitetura e no espaço urbano como catalisadores de experiências culturais e históricas.
Com mediação da Conselheira Federal Leila Marques, a conversa contou com as participações da arquiteta e urbanista Simone Feigelson, professora do curso de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); e de Rafael Bokor e Renato Bellini, cofundadores do Passeio Carioca, aplicativo gratuito que oferece uma experiência interativa e educativa àqueles que desejam conhecer as riquezas do Rio de Janeiro.
Dono de um potencial turístico incomensurável, o Estado do Rio concentra uma grande quantidade de edificações históricas e patrimônios culturais que despertam a curiosidade da população fluminense e de visitantes, como destaca Leila Marques:
“O edifício Barata Ribeiro, em Copacabana, por exemplo, tem histórias engraçadíssimas. Dizem que as pessoas até pegavam a bicicleta para andar pelos corredores. O povo gosta dessas curiosidades, das lendas, de saber quem morou lá”, ressalta a Conselheira do CAU/RJ.
No passado, vítima de preconceito, a área que cerca a Praça do Lido, em Copacabana, é lembrada pela professora de arquitetura, Simone Feigelson, pelos seus prédios icônicos.
“Minha tarefa é falar sobre a arquitetura do Rio de Janeiro para os alunos. Por isso, comecei um trabalho de mostrar o Centro e seus estilos arquitetônicos. Uma das visitas que eu faço com eles é para conhecer os prédios icônicos ao redor da Praça do Lido”, conta a arquiteta e urbanista.
O jornalista e cofundador do Passeio Carioca, Rafael Bokor, que também realiza passeios pelo Rio de Janeiro, conta que as suas visitações guiadas concentram mais pessoas residentes na cidade do que turistas.
“Nos meus passeios presenciais, aparecem mais pessoas que moram no Rio de Janeiro do que turistas. São aquelas pessoas que sempre passam em frente aos prédios e às casas e sempre tiveram vontade de entrar, mas nunca tiveram a oportunidade”¸ afirma Bokor.
No videocast, o também cofundador do aplicativo, Renato Bellini, explica como surgiu a ideia do Passeio Carioca, elaborado como uma experiência interativa para estimular as pessoas a explorarem os espaços urbanos do Rio de Janeiro.
“Eu estava passeando pela Orla de Copacabana e queria contar as histórias sobre os lugares, que o Rafael Bokor conta, para um amigo. Por isso, pensei: por que não criar um mapa geolocalizado, onde eu pudesse andar pela cidade e ir descobrindo a história dos prédios?”, relata o cofundador do aplicativo, que contou com o apoio da Sérgio Castro Imóveis para sair do papel, ao aliar o turismo à venda de imóveis com relevância histórica, cultural e arquitetônica.
O vídeocast está disponível no canal do CAU/RJ YouTube.
O aplicativo Passeio Carioca pode ser baixado pela Apple Store e Google Play.
Acesse o site www.passeiocariocaoficial.com.br ou o Instagram @passeio_carioca_.