Inauguração do Projeto Mulher Cidadã na Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, Zona Norte do Rio - Foto: Beth Santos

No último sábado (13/03), foi lançado pela Prefeitura do Rio de Janeiro na Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, na Zona Norte, o Projeto Mulher Cidadã, que, através de atividades voluntárias, conectará pessoas do sexo feminino que queiram compartilhar seus conhecimentos.

A ação, vale ressaltar, é uma parceria das secretarias municipais de Esportes (SME) e de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio), que, como organizadora principal, tem como objetivo que a mesma funcione como uma rede de aprendizado, com atuação em diferentes equipamentos públicos.

Serão realizadas oficinas em variadas áreas, com ênfase na cidadania da mulher. Além disso, haverá sensibilização e capacitação para que os funcionários dos equipamentos que sediarão o projeto possam identificar e fazer o encaminhamento das mulheres que sofrem violências.

E, estreando, a primeira oficina na Vila Olímpica Clara Nunes teve como tema ”Fotografia de Celular para Empreendedoras”, com a voluntária Ana Bia Novais. Mais de 130 pessoas se inscreveram no chamamento realizado pela SPM-Rio. As próximas oficinas programadas serão: ”Noções Básicas de Empreendedorismo”; ”Reaproveitamento de Alimentos”; ”Orientação para Mães de Filhos Autistas”, ”Meditação”; e ”Horta Vertical”.

A secretária especial de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, ressaltou a importância do projeto: ”Queremos impulsionar a cidadania e a troca de conhecimentos entres mulheres, além de fortalecer a rede de apoio às mulheres que sofrem violências, sensibilizando e capacitando profissionais dos mais diversos equipamentos públicos para reconhecer e encaminhar essas situações para o nossos serviços de atendimento e acolhimento.”

Secretária Joyce Trindade e o prefeito Eduardo Paes no lançamento do Projeto Mulher Cidadã, no último sábado (13/03) – Foto: Beth Santos

Já o secretário Municipal de Esportes, Guilherme Schleder, exaltou a parceria e prometeu apoio em outras iniciativas: ”É um prazer para a Secretaria de Esportes ter o projeto Mulher Cidadã dentro da nossa Vila Olímpica. Eu tenho certeza que será um grande trabalho, e estamos à disposição para ajudar qualquer outra iniciativa que seja em benefício das mulheres da nossa cidade.”

Inicialmente, devido à pandemia da Covid-19, as inscrições serão realizadas na própria Vila Olímpica para um número muito restrito de mulheres por oficina.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui