Inspirados pelo sucesso de grandes torneios, como o Rio Open, realizado na última semana no Rio de Janeiro, jovens de Nova Iguaçu terão a oportunidade de dar os primeiros passos no tênis. A partir desta quarta-feira (26), a Prefeitura oferecerá aulas gratuitas na Vila Olímpica da cidade, ampliando o acesso ao esporte e incentivando o surgimento de novos talentos. O projeto busca abrir caminho para futuros atletas, como o prodígio carioca João Fonseca, de 18 anos, que vem se destacando no cenário do tênis.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e o projeto social “Tênis Baixada”, que já promove o esporte em bairros como Botafogo, Luz (Praça Vitória) e Jardim Tropical. Além de aprimorar habilidades esportivas, o tênis proporciona benefícios físicos, como fortalecimento muscular, melhoria do condicionamento cardiovascular e redução do estresse.
Para o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Leandro Silva, a modalidade pode revelar novos talentos na cidade. “Com treinadores capacitados e preparados, Nova Iguaçu pode descobrir novos talentos para o tênis, assim como já revelou para o futebol, vôlei e até o skate. Com essa parceria, nosso objetivo é também levar a modalidade para outros bairros”, afirmou.
O presidente do projeto “Tênis Baixada”, Claudecir José dos Santos, destacou a importância da parceria para a popularização do esporte. “Em 1977 conheci esse esporte maravilhoso e trouxemos o projeto para Nova Iguaçu há quatro anos. É uma modalidade que tem conquistado cada vez mais espaço entre crianças, jovens e até idosos. O tênis é um esporte para todos”, declarou.
As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 7h às 9h, para crianças a partir de 5 anos. Entre os alunos já matriculados estão as irmãs Helena, de 8 anos, e Júlia, de 11, que praticam o esporte em uma praça no bairro Botafogo e agora terão acesso à estrutura da Vila Olímpica. A mãe das meninas, a esteticista Elen Ferreira Linhares Custódio, destacou os impactos positivos do tênis na rotina das filhas. “Elas estão mais focadas, as notas melhoraram e, o mais importante: estão mais envolvidas com o esporte do que com as telas. O projeto vai ser muito importante para as crianças carentes, pois vai tirá-las da ociosidade e envolvê-las com algo saudável”, afirmou.
Já Helena, fã do espanhol Carlos Alcaraz, sonha em seguir carreira profissional no esporte. “Gosto de vôlei e futebol, mas o tênis é minha grande paixão. Vou me empenhar para me tornar uma atleta profissional. Já aprendi a sacar e pratico toda semana”, contou a jovem, que também se inspira no brasileiro João Fonseca.
Para se inscrever, os interessados devem comparecer à secretaria da Vila Olímpica, localizada na Rua Luís de Lima, 288, no Centro de Nova Iguaçu, portando cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, foto ¾ e atestado médico. Além das aulas de tênis, o espaço oferece modalidades como basquete, futsal, vôlei, defesa pessoal, handebol e ginástica rítmica.