Vila Olímpica Nilton Santos inaugura horta comunitária para atender até 100 famílias

O espaço, de 50 metros quadrados na Ilha do Governador, cuja produção poderá atender até 100 famílias, foi inaugurado nesta segunda-feira (13/09)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Horta comunitária inaugurada - Divulgação/Prefeitura

Tomate, couve, coentro, feijão, abobrinha, milho, fava, amendoim… Não, não é uma feira livre do Rio, mas sim a horta comunitária da Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. O espaço de 50 metros quadrados, cuja produção poderá atender até 100 famílias, foi inaugurado nesta segunda-feira (13/09).

Livre de agrotóxicos, a ideia é que hortaliças, legumes e grãos extraídos no local sejam consumidos por alunos, estudantes da Escola Municipal Nelson Prudêncio e moradores das comunidades próximas, como Boogie Woogie, Morro do Dendê, Praia da Rosa, Barbante, Bancários e INPS. A área levou cinco meses sendo preparada até ficar pronta para o plantio.

É uma iniciativa maravilhosa, não tenho dúvida. Na verdade, ela tem dois propósitos: o de oferecer o alimento às comunidades mais carentes que estão nas redondezas e a própria questão ambiental, pois a partir do momento que se investe nesse tipo de plantio mais saudável, também estamos preservando a terra utilizada para esse fim“, avalia o secretário Guilherme Schleder, que esteve presente na solenidade.

WhatsApp Image 2021 09 13 at 16.00.46 768x1024 1 Vila Olímpica Nilton Santos inaugura horta comunitária para atender até 100 famílias
Área levou cinco meses sendo preparada – Divulgação/Prefeitura

Segundo o coordenador da Vila, Marcelo Barros, o preparo da horta foi um trabalho voluntário, que incluiu limpeza, adubagem e fertilização.

Advertisement

O legal disso é que não é só uma questão alimentar. Professores da Escola Nelson Prudêncio já falaram que vão dar aulas práticas aqui. Tem muita criança, por exemplo, que nunca viu um milharal. Isso é muito bacana”, comemora.

Atualmente, a Vila Nilton Santos oferece 18 atividades, inclusive para pessoas com deficiência, nos horários de 7h às 9h30m e das 15h30m às 20h. São mil alunos praticando alongamento, caminhada, dança, ginástica localizada e funcional, hidroginástica, fitdance, atletismo, basquete, futsal, natação, vôlei, jiu-jítsu, judô, kickboxing, luta olímpica, muay thai e taekwondo.

A vila está localizada na Rua Jequiá, s/nº, Ilha do Governador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vila Olímpica Nilton Santos inaugura horta comunitária para atender até 100 famílias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui