Vinícius Natal lança livro sobre cenografia carioca

Livro retrata a história de um campo ainda pouco explorado nas artes brasileiras: o da cenografia carioca, entre o final do século XIX e início do XX

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A editora Mórula coloca em pré-venda em maio o livro “Cenografia Carioca: Carnaval e outros fragmentos”, do historiador e antropólogo Vinícius Natal. Baseado em sua tese de doutorado defendida pela UFRJ, em 2019, o livro retrata a história de um campo ainda pouco explorado nas artes brasileiras: o da cenografia carioca, entre o final do século XIX e início do XX. Para tanto, o autor encontra o personagem histórico Publio Marroig e, a partir de seus passos na vida pública, desvenda esse mundo artístico:

“O Publio era filho de espanhóis e veio para o Rio de Janeiro no final do século XIX, junto de sua família. Ele e outros tantos imigrantes europeus fizeram parte da construção de um modelo de cenografia carioca que atuava desde os teatros, parques de diversões, decorações de bailes e tudo o mais em que se necessitava de espetacularidade visual na cidade“, disse o pesquisador, que terminou, recentemente, seu pós-doutorado em História da Arte, na UERJ e integra a equipe de pesquisa do GRES Acadêmicos do Grande Rio.

A partir de uma série de ricas imagens de cenários de teatro, carros alegóricos de grandes sociedades carnavalescas, e mesmo das até então desconhecidas Festas Venezianas – desfiles de embarcações iluminadas na enseada de Botafogo – é possível perceber o sabor da produção artística visual na cidade e o trânsito dos cenógrafos entre diferentes formas festivas urbanas entre os séculos XIX e XX.

Com capa do artista Antonio Vieira, a ideia é, também, chamar atenção para a ausência de mulheres e negros no campo artístico brasileiro:

Advertisement

“A gente começa a percorrer a vida do Publio e percebe que há um circuito profissional formado por, basicamente, descendentes de imigrantes europeus. Isso vai dar forma a um modelo que privilegia, até hoje, a presença masculina e branca nesses espaços. Se pegarmos como exemplo as escolas de samba, quanto mais dinheiro e maior visibilidade, mais branco e masculino serão seus profissionais”.

Serviço:
Nome: Cenografia Carioca: Carnaval e outros Fragmentos
Editora: Morula
Páginas: 260
Preço: R$49,00 + Frete
Ano do lançamento: 2021
Gênero: História, Arte e Antropologia
Site para compra: www.cenografiacarioca.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vinícius Natal lança livro sobre cenografia carioca
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Vinícius Natal lança livro sobre cenografia carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui