A editora Mórula coloca em pré-venda em maio o livro “Cenografia Carioca: Carnaval e outros fragmentos”, do historiador e antropólogo Vinícius Natal. Baseado em sua tese de doutorado defendida pela UFRJ, em 2019, o livro retrata a história de um campo ainda pouco explorado nas artes brasileiras: o da cenografia carioca, entre o final do século XIX e início do XX. Para tanto, o autor encontra o personagem histórico Publio Marroig e, a partir de seus passos na vida pública, desvenda esse mundo artístico:

“O Publio era filho de espanhóis e veio para o Rio de Janeiro no final do século XIX, junto de sua família. Ele e outros tantos imigrantes europeus fizeram parte da construção de um modelo de cenografia carioca que atuava desde os teatros, parques de diversões, decorações de bailes e tudo o mais em que se necessitava de espetacularidade visual na cidade“, disse o pesquisador, que terminou, recentemente, seu pós-doutorado em História da Arte, na UERJ e integra a equipe de pesquisa do GRES Acadêmicos do Grande Rio.

A partir de uma série de ricas imagens de cenários de teatro, carros alegóricos de grandes sociedades carnavalescas, e mesmo das até então desconhecidas Festas Venezianas – desfiles de embarcações iluminadas na enseada de Botafogo – é possível perceber o sabor da produção artística visual na cidade e o trânsito dos cenógrafos entre diferentes formas festivas urbanas entre os séculos XIX e XX.

Com capa do artista Antonio Vieira, a ideia é, também, chamar atenção para a ausência de mulheres e negros no campo artístico brasileiro:

“A gente começa a percorrer a vida do Publio e percebe que há um circuito profissional formado por, basicamente, descendentes de imigrantes europeus. Isso vai dar forma a um modelo que privilegia, até hoje, a presença masculina e branca nesses espaços. Se pegarmos como exemplo as escolas de samba, quanto mais dinheiro e maior visibilidade, mais branco e masculino serão seus profissionais”.

Serviço:
Nome: Cenografia Carioca: Carnaval e outros Fragmentos
Editora: Morula
Páginas: 260
Preço: R$49,00 + Frete
Ano do lançamento: 2021
Gênero: História, Arte e Antropologia
Site para compra: www.cenografiacarioca.com

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui