‘Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio’

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, no último sábado (20) campanha de combate ao feminicídio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, no último sábado (20), a campanha “Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio”. A iniciativa integra o projeto que compõem as ações dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que começa de forma antecipada em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha nacional visa estimular a população a denunciar a violência cometida contra as mulheres, independentemente do local onde ela ocorra: espaço público ou privado. Serão utilizados na campanha vídeos, spots para rádio e TV, cards educativos, enquetes interativas destinadas às redes sociais, cartazes, folders e outras peças de cunho publicitário.

A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, esclarece que, segundo o Código Penal brasileiro, o feminicídio consiste no assassinato que envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher. “Lembro a todos que o feminicídio é o final do chamado ciclo da violência. Até chegar nessa situação, geralmente começa com algo considerado por muitos como simples, seja um empurrão ou agressão verbal, por exemplo. Nós mulheres precisamos estar atentas aos sinais que envolvem violência física, psicológica, moral, sexual, patrimonial e as situações de risco”, destacou a secretária.

Cristiane Britto elenca como fatores de risco de violência contra a mulher: o isolamento social, a ausência de rede de proteção social bem estruturada e integrada, histórico de violência familiar, transtornos mentais, uso abusivo de bebidas e drogas, entre outros fatores.

Advertisement
Ligue 180 ‘Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio’

Ligue 180

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180. No período de julho de 2020 a novembro deste ano, o Ligue 180 recebeu mais de 97,4 mil denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher. Outras violações somaram mais de 24,5 mil casos no período.

Ativismo

“16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é movimento proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ocorre todos os anos em mais de 150 países, com atividades de conscientização e mobilização. No Brasil, as ações são promovidos durante 21 dias. A programação começa de forma antecipada em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ‘Violência contra a mulher: sua evolução leva ao feminicídio’
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui