Visando o Réveillon, ‘Viradão da Ordem Pública’ começa nesta sexta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Teve início nesta sexta-feira (27/12) o Viradão da Ordem Pública, ação especial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) que vai intensificar a fiscalização do comércio, trânsito e transportes nas orlas das zonas Sul e Oeste, pontos turísticos, rodoviárias e aeroportos por conta do Réveillon.

Com a participação de diversos órgãos municipais e apoio da Polícia Militar, a força-tarefa atuará 24 horas por dia até a manhã do dia 03/01 (sexta-feira). Neste 1° dia de operação, os trabalhos começaram pela Rodoviária Novo Rio, Porto Maravilha, Aeroporto Santos Dumont e Lapa, e vão seguir para o Corcovado e Pão de Açúcar.

“Começamos hoje uma grande operação por conta do Réveillon, sempre seguindo a determinação do prefeito Marcelo Crivella de unir o máximo de esforços para fazer desta a melhor Festa da Virada. Vamos trabalhar constantemente para que o cidadão e o turista possam vivenciar esse grande espetáculo que é, sem dúvida, um dos maiores do mundo. A Seop, com todos os órgãos envolvidos, vai atuar em toda a orla, parques e praças. É de suma importância o trabalho conjunto entre os governos federal, estadual e municipal. Com certeza, com os três juntos empenhados, a tendência natural é de que seja um sucesso essa festa”, afirma o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

Com planejamento da Subsecretaria de Operações da Seop, o Viradão contará ao longo dos dias com equipes Guarda Municipal e coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar (CETC), todos ligados à pasta; das coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), ligadas à Secretaria Municipal de Fazenda; da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; da Subsecretaria de Vigilância Sanitária; e da Polícia Militar, entre outros órgãos.

Advertisement
Lapa 1 Visando o Réveillon, 'Viradão da Ordem Pública' começa nesta sexta
Foto: Divulgação/Seop

Cota Extra – A medida é uma das novidades da Secretaria para o Réveillon deste ano, que contará ainda com 1.600 cotas extras para a compra da folga do guarda municipal. Com isso, espera-se reforçar o efetivo empregado nas festividades que já é de 1.774 guardas (sendo 616 de trânsito) somente na Praia de Copacabana.
 
Rio+Seguro – Outra novidade do planejamento estratégico da Seop para atender as demandas do Réveillon 2020 é que a Coordenação Especial do Programa Rio+Seguro, vinculada à pasta, vai funcionar temporariamente direto da base operacional na Praça Serzedelo Correa, em Copacabana. A coordenação tem sede no terceiro andar do Centro de Operações Rio, na Cidade Nova.
 
Reboques – A Seop, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), também vai atuar em toda a orla, a partir do dia 30, com 40 reboques leves e dois pesados para a Festa da Virada. Um agente da Cfer ficará baseado no Centro de Operações Rio (COR), a partir desta sexta, 27, para agilizar o atendimento a demandas de estacionamento irregular, melhorando a mobilidade da cidade.

Em caso de veículo removido, o cidadão deve acessar a página da Prefeitura na internet para impressão da Guia de Pagamento e de Remoção (GPR). A GPR pode ser impressa num dos dois depósitos da Prefeitura: o da Avenida Pedro II, 67, em São Cristóvão (o principal a receber os automóveis removidos na Zona Sul); e o da Rua Omar Bandeira Ramidan Sobrinho, nº1, no Recreio dos Bandeirantes.
 
O boleto deve ser pago nos bancos conveniados e não é aceito online. Para a retirada dos veículos apreendidos, devem ser apresentados os comprovantes de pagamento da diária e da taxa de remoção, além da quitação de todas as multas vencidas e débitos pendentes. Os depósitos da Prefeitura funcionam todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Mais informações, clicar aqui.

Câmeras no Carro Comando da GM-Rio
 

Por meio de parceria entre a Seop e o COR, o Centro de Comando e Controle Móvel da GM-Rio, que ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, terá acesso às imagens das câmeras da prefeitura, o que auxiliará no monitoramento da orla de Copacabana.
 
Esquema da Guarda – O efetivo de 1.774 guardas municipais atuará em turnos, das 7h do dia 31 de dezembro até o dia 1º de janeiro, nas ações de ordenamento urbano, fiscalização do trânsito e do programa Lixo Zero, além de coibir pequenos delitos. O planejamento inclui duas operações distintas: a Tatuí, entre os dias 29 e 30 de dezembro, sempre das 23h às 04h, e a Alvorada, no dia 1º de janeiro, das 7h às 19h. A primeira visa coibir a ocupação irregular da faixa de areia com estruturas fixas e depósitos de ambulantes, além da segregação ou loteamento de área pública. E a outra é para o rescaldo, com a retirada de barracas, acampamentos e estruturas irregulares, com o objetivo de liberar a faixa de areia para uso dos banhistas. Uma equipe lúdica do Grupamento de Ronda Escolar fará, ainda, a distribuição de pulseiras para identificar crianças no dia 31, das 14h às 18h, na Avenida Atlântica, altura da Avenida República do Peru. Saiba mais sobre o esquema da GM-Rio neste link.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Visando o Réveillon, 'Viradão da Ordem Pública' começa nesta sexta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui